sábado, 2 de março de 2013

Morhan - lutando por direitos


1º/MAR/13 - Rosário participa de encontro do Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase

 

Date: 2013-03-01
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, participou nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, da abertura do 14º Encontro Nacional do Morhan (Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase). Na ocasião, foi feita a entrega do prêmio Bacurau, que este ano homenageou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também estavam presentes no evento o governador Sergio Cabral, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o senador Jorge Viana (PT-AC) e o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio.

O nome do prêmio é uma homenagem ao fundador do Morhan, Francisco Viera Nunes, falecido em 1997, e é oferecido às pessoas que contribuíram para a erradicação da doença. A presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, os ministros Padilha, o diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi, e a ministra Maria do Rosário, também já foram agraciados com a comenda.

O mérito do prêmio foi resultado da Lei Federal nº 11.520, sancionada em 2007, que trata da indenização das pessoas atingidas pela hanseníase que foram internadas e isoladas compulsoriamente, ou seja, segregadas da sociedade nos antigos hospitais-colônia até 31 de dezembro de 1986.

A referida lei instituiu ainda a Comissão Interministerial de Avaliação, que é Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e composta pelos Ministérios da Previdência Social; Desenvolvimento Social; Saúde e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Comissão Interministerial de Avaliação e MORHAN: Desde a sua criação, em 2007, já foram deferidos e indeferidos, respectivamente, cerca de, 8.390 e 2.600 requerimentos de pensão especial, em 185 reuniões deliberativas. Atualmente, existem 1.154 processos pendentes de conclusão.

O MORHAN é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população. A sua luta é pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares, através de um extenso trabalho na busca de reunir as famílias separadas pelo isolamento compulsório dos pacientes com hanseníase e de reparar os danos causados por esta política. O MORHAN possui diversas parcerias com entidades governamentais, não governamentais e internacionais, como a OMS/OPAS/MS, dentre outras.



Assessoria de Comunicação Social com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário