sexta-feira, 14 de outubro de 2011

  • 14/10/2011 11:42
  • Mãos limpas mantém a boa saúde

    Créditos: André Brant

    Mãos limpas mantém a boa saúde

    A higienização constante das mãos pode evitar uma série de doenças, como diarréias provocadas por contaminação por verminoses e protozoários, conjuntivite, Influenza, desde a gripe sazonal até o H1N1, infecções relacionadas à ambientes hospitalares, surtos de enfermidades transmitidos por alimentos, entre outros.

    O alerta é feito pela coordenadora da Área de Controle de Infecções da Secretaria de Estado de Saúde, Nádia Aparecida Campos Dutra. A partir da experiência como enfermeira, ela enumera como pode acontecer a transmissão. “Pode ser por meio de consumo de alimentos contaminados ou das mãos contaminadas e levadas à boca. Até mesmo um aperto de mãos, devido a gotículas infectantes que contaminam as

    mãos ao tossir e espirrar podem disseminar doenças”, esclarece.

    De acordo com a coordenadora, a higienização das mãos deve ser freqüente. “Claro que isto pode variar conforme as atividades que as pessoas exercem, mas devemos higienizar as mãos sempre, e antes e depois de: usar o banheiro, fumar, alimentar-se, visitar pacientes nos hospitais, preparar alimentos. Neste caso a atenção deve ser redobrada para quem trabalha em lanchonetes e restaurantes, para evitar também contaminar os alimentos preparados. Lavar as mãos é importante também após tossir ou espirrar”, ressalta.

    Outro importante higienizador, além dos tradicionais água e sabão, é o álcool gel. Desde que numa concentração de 70%, ele tem ação efetiva para manter as mãos limpas. “Ele pode ser eficaz contra bactérias, vírus, inclusive HIV e hepatite B e alguns fungos. Para isto, deve-se friccionar bem o produto nas mãos”, explica.

    Direito da população

    Nádia Dutra acrescenta que a população deve estar consciente da importância da higienização das mãos. Salienta, ainda, que o cidadão deve ter acesso a dispensadores de sabonete líquido e de álcool gel a 70% em locais como hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, serviços de estética, restaurantes e outros serviços relacionados à saúde. “Isto é um direito e dever da população, uma vez que é obrigatório o uso de álcool gel nos serviços de saúde, conforme Resolução (RDC) da Anvisa número 42, de 25 de outubro de 2010”, finaliza.

    Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário