terça-feira, 25 de outubro de 2011

Notícias

Simpósio Mineiro da Saúde discute desafios para a Atenção Primária

Data:25/10/2011
Autor:Guilherme Amorim

A primeira edição do Simpósio Mineiro de Saúde teve sequência, na tarde desta terça-feira, para o debate acerca dos Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade. Das 14h às 17h, a mesa coordenada pela pesquisadora do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da UFMG, Dra. Maria Rizoneide Araújo abordou a questão da Atenção Primária como eixo estruturador a partir do prisma das esferas federal, estadual e municipal.

O debate foi iniciado pelo coordenador geral de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo. Representando Hêider Aurélio Pinto, o coordenador abordou a importância de uma atenção primária bem estruturada. Do contrário, “o restante do sistema fica fragilizado”, apontou, ao longo de sua apresentação.

Em seguida, foi a vez do superintendente da Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Wagner Fulgêncio, que tratou do papel da Atenção Primária (AP) no estado, a estrutura das redes de atenção, além do exemplo do programa Saúde em Casa, por meio do qual a SES-MG busca universalizar, investir e fortalecer a AP.

O presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Mauro Guimarães Junqueira, foi o terceiro palestrante. Na ocasião, Junqueira destacou a importância de se buscar o fortalecimento da atenção primária para o Sistema Único de Saúde (SUS). Deve-se “trabalhar a AP para que ela seja resolutiva para pelo menos 80% da demanda de uma população, para a área de abrangência do Programa de Saúde da Família (PSF)”, aponta.

Ao final, além de abrir espaço para perguntas dos participantes, a coordenadora Maria Rizoneide também teceu considerações finais a respeito da temática. Segundo ela, o grande desafio da atenção primária parece estar na questão do “financiamento e recursos humanos”, assim como a maneira correta de se trabalhar e operacionalizar conceitos na rede do SUS.

Para o superintendente da Atenção Primária em Saúde da SES-MG, Wagner Fulgêncio, o evento foi muito produtivo, sobretudo na discussão da AP nos âmbitos federal, estadual e municipal. “Hoje, a gente vive um momento muito importante para a AP, com um grande alinhamento conceitual e também de ações coincidentes, e não concorrentes, na construção de uma política única de fortalecimento”, destaca. Mesmo com os desafios, Fulgêncio destaca o que já tem sido feito como forma de “garantir uma melhor qualidade de vida para os mineiros, que é o que a gente busca”, finaliza.

Segundo dia
Nesta quarta-feira (26), o Simpósio terá continuidade. Na abertura, o coordenador estadual de Urgência e Emergência da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rasível dos Reis Santos Júnior, irá falar sobre o Projeto Estadual de Urgência e Emergência de Minas Gerais. Já o secretário municipal de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves Pereira, vai tratar sobre a “Experiência na Implantação da Urgência e Emergência na Atenção Primária”.

Além disso, no decorrer do dia, serão discutidos temas como: “Saúde da Família como Estratégia para Organização da Atenção Primária”, “Vigilância em Saúde na Atenção Primária”, “Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde – COAPS” e “Saúde da Família como Estratégia para Organização da Atenção Primária”. Neste último, vão participar a enfermeira e especialista em Administração de Unidades Básica de Saúde, Kátia Ferreira Costa Campos, e o coordenador estadual de Hiperdia da SES-MG, Ailton Cezário Júnior.

Na última mesa do Simpósio, que vai discutir a “Vigilância em Saúde na Atenção Primária”, o subsecretário de Proteção e Vigilância em Saúde da SES-MG, Carlos Alberto Pereira Gomes vai apresentar “As ações de Promoção de Saúde na Atenção Primária”. Destaque, ainda, para o prefeito de Gouveia, Geraldo de Fátima Oliveira, que abordará a experiência do município na Promoção à Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário