segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inmetro lança desenho animado e cartilha sobre prevenção de acidentes com crianças dentro de casa

Publicado em outubro 17, 2011 por HC

O Inmetro desenvolveu duas ações especiais para o Dia das Crianças, com os lançamentos do desenho animado “Inmetro – o tempo todo com você” e da cartilha “Segurança Infantil”, publicação elaborada em parceria com a ONG Criança Segura. A animação em computação gráfica é destinada a baixinhos de 8 a 12 anos de idade, e passeia por diferentes situações do dia a dia, evidenciando ao público infantil que tudo que ele consome necessita de medições corretas e critérios de qualidade bem definidos. Em quatro minutos, o filme apresenta, de maneira simples e divertida, as principais atividades do Instituto e conta com a ajuda de três personagens – o Quilo, o Metro e o Litro – e sua turma. Já a cartilha “Segurança Infantil” é um interessante guia para alertar os pais sobre a prevenção de acidentes, simulando situações que podem oferecer riscos às crianças dentro de casa.

“Com a informação e o entendimento de o que significa o selo de identificação da conformidade do Inmetro, este futuro consumidor exerce o direito dele e privilegia a empresa nacional, que produz em maior escala, viabiliza a exportação e gera mais riquezas para o seu país. É um projeto de cunho educativo e que convida os pais também à reflexão”, afirmou o presidente João Jornada.

O recado ao público infantil é bem direto: em tudo que você faz, em todos os dias da sua vida, as medidas estão sempre com você. A mesa de estudo ou o aro da bicicleta surgem como exemplos, já que não poderiam ser medidos corretamente em palmos, pois cada pessoa tem um tamanho de mão diferente.

O filme está disponível no hotsite www.inmetro.gov.br/crianca, onde os pequenos encontrarão à sua disposição jogos, curiosidades sobre a Metrologia e quadrinhos. Lá, é possível fazer download do vídeo e outros conteúdos. Assista, também, no canal do Inmetro no Youtube (www.youtube.com/tvinmetro). Educadores podem utilizá-lo como recurso em aulas sobre metrologia, unidades de medida e consumo, acessando o conteúdo multimídia do Portal do Professor MEC (http://portaldoprofessor.mec.gov.br).

Cartilha Segurança Infantil

Visando a segurança das crianças, o Inmetro desenvolveu diversos Programas de Avaliação da Conformidade (PACs), como o de brinquedos – comercializados no Brasil, nacionais ou importados, para crianças de até 14 anos, devem conter o selo do Inmetro desde 1992. Berços, roupas infantis, chupetas, mamadeiras, artigos de festas, artigos escolares, cadeirinhas e bicicletas: todos são regulamentados compulsoriamente e fazem parte da Cartilha Segurança Infantil, que será lançada pelo Inmetro no dia 12 de outubro. A publicação de 20 páginas, elaborada em parceria com a ONG Criança Segura, é um interessante guia para pais e adultos, simulando situações de perigo para as crianças dentro de casa, seja na varanda, na cozinha, na escada, no banheiro ou no quintal, entre outros. A cartilha pode ser conferida no site a partir do dia 12 de outubro.

“Não basta o consumidor adquirir um produto regulamentado: é preciso comprar adequadamente, obedecendo a faixa etária da criança, e depois saber usar o brinquedo. O Inmetro trabalha a questão da educação e criou, em 2004, a primeira cartilha sobre brinquedos regulamentados, com os cuidados antes da compra e durante o uso, além do risco de adquirir produtos piratas. A cartilha Segurança Infantil de 2011 tem uma novidade: dicas de segurança dentro de casa. Ela será lançada no dia 12 de outubro, pela internet, para download gratuito”, destacou Alfredo Lobo, diretor da Qualidade.

Para minimizar os riscos de acidentes de consumo, o Inmetro estuda a possibilidade de desenvolver um PAC para artigos infantis, tratando-se ou não de brinquedos. “Ou seja, todo artigo infantil teria de passar por ensaios básicos. O Inmetro já criou artigo escolar e artigo de festa, o que ainda não é suficiente. Cada vez mais, surgem ideias novas dos fabricantes que não se enquadram na atual classificação formal de brinquedos. Hoje em dia, uma mochila, ao mesmo tempo, pode ser um bicho de pelúcia, por exemplo”, acrescentou Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário