sexta-feira, 14 de outubro de 2011

REDE APS - SEMANA DE 10 A 14/10

Publicado no site da rede
Semana de 10 a 14 de outubro de 2010

Informativo eletrônico
Efetividade do Agente Comunitário de Saúde no Brasil: Revisão Sistemática
Estudo publicado pelos autores: Camila Giugliani, Erno Harzheim, PhD1, Michael Schmidt Duncan, MD2, Bruce Bartholow Duncan, PhD1
Introdução: O sistema de saúde no Brasil, no contexto da Estratégia Saúde da Família, conta com mais de 240 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Apesar do grande número de ACS, poucos estudos avaliaram os resultados do seu trabalho, limitando a afirmativa de que o ACS é um importante diferencial do modelo de atenção primária no Brasil. O objetivo deste estudo é avaliar a evidência sobre a efetividade de intervenções envolvendo ACS no Brasil.
revisao sistematica ACS portugues

Notícias
III Mostra Nacional de Experiência de Enfermagem em Atenção Primária à Saúde -premiados
O primeiro lugar é o trabalho “Gestão colegiada da qualidade e humanização do serviço de enfermagem em Redes de Atenção à Saúde”, desenvolvido no Mato Grosso do Sul e apresentado pela enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Luciane Aparecida Pereira de Lima. O segundo lugar ficou com o “Projeto viver saudável: promovendo hábitos saudáveis em comunidades escolares do distrito sanitários leste de Goiânia”, desenvolvido desde 2006, em Goiás e apresentado pela enfermeira Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva. O terceiro lugar foi para o “Projeto Família Digital: um criativo formato eletrônico dos instrumentos do SIAB para a Estratégia Saúde da Família”, desenvolvido no Espírito Santo e apresentado pela enfermeira Cátia Rocha Gardioli.
http://www.rededepesquisaaps.org.br/noticias/noticia_int.php?id_noticia=161

Redução das iniquidades resulta na melhoria da saúde
Por meio de experiências concretas, o Brasil vem mostrando que a intervenção sobre as desigualdades sociais e a promoção da participação política dos cidadãos são ações estratégicas para a fomento da saúde. Foi o primeiro país a ter uma Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde.
http://www.rededepesquisaaps.org.br/noticias/noticia_int.php?id_noticia=160

25/10 – Dia da mobilização dos médicos do SUS
A Comissão Nacional Pró-SUS, formada por AMB, CFM e Fenam, convoca todos os médicos para a Mobilização Nacional Pró-SUS, a ser realizada em todo o País no dia 25 de outubro, com objetivo de mostrar a sociedade a situação dos médicos que atuam no Sistema Único de Saúde. (confira aqui documento oficial da mobilização)
http://www.rededepesquisaaps.org.br/noticias/noticia_int.php?id_noticia=159

Eventos
De 17 a 18 de outubro em Criciúma, SC é realizado o I Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva
Veja programação no link http://www.unesc.net/seminario

A Conferência Mundial Sobre os Determinantes Sociais da Saúde será realizada entre os dias 19 a 21 de outubro de 2010 no Rio de Janeiro. Visite o site e confira
http://cmdss2011.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário