8 de outubro de 2011
Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde: Uma evolução possível para os municípios brasileiros
Por Samuel Camêlo
Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde: É muito bom ver os resultados de tanto tempo de luta.
Parabéns a cada um dos 1.520 Agente Comunitário de Saúde que foram contemplados com o CTACS. Indubitavelmente não podemos deixar de reconhecer o emprenho de Ednaiptan Souza Silva, diretor do SINDACS-PE e da CUT, pela garra e perseverança com a qual se revestiu para buscar esse bem coletivo. Sabemos que em muitos momentos ele ficou ilhado sem o apoio de alguns de seus pares. Em muitos momentos presenciamos a luta desse soldado contra legatários do individualismo. É por esse motivo que a Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (MNAS) não se abstém de manifestar o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esse guerreiro solitário.
Quanto ao número de participantes no curso, 1.520 ACS, lutamos para ampliar esse efetivo, contudo, não foi possível. Apesar de que nenhum ACS ficará de fora desse processo, salvo se não tiver interesse. Já está sendo trabalhada a formação para os Agentes de Combate às Endemias (Em Pernambuco são denominados de ASACE).
No inicio do próximo ano cerca de 180 municípios estarão recebendo a formação técnica (II e III Etapas), concomitantemente, a I Etapa será iniciada para quem não recebeu essa formação. Tais ações ficarão sob a responsabilidade da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e poderão ser ratificadas ou retificadas conforme a atuação de elementos de força maior.
Em nome de cada profissional contemplado com o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, agradecemos ao secretario de saúde de Recife, Dr. Gustavo Couto e ao prefeito João da Costa. Eles tornaram possível aquilo que era uma reivindicação da categoria e necessidade da população recifense. Sem dúvida alguma, estes últimos serão os mais beneficiados com o investimento realizado pela gestão municipal.
A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, desde já, provoca as lideranças das categorias sindicais e institucionais para que foquem a realização da formação técnica. Além de necessária, ela é possível e deve ser priorizada como bem comum de nossa sociedade. Atualmente o número desses soldados da saúde, na atenção primária, ultrapassa o número de 300.000, espalhados por mais 5.100 municípios. São milhões de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo trabalho dos guerreiros da saúde. O agentes de saúde projetaram uma nova realidade na saúde brasileira. Essa realidade pode ser ampliada com a realização do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário