segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comperj: cartilha alerta para transtornos mentais

ENSP, publicada em 17/10/2011

O Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) lançou a primeira edição dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental - uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde. A publicação é organizada pelos pesquisadores da ENSP Luciano Toledo e Paulo Sabroza (Densp/ENSP) e a primeira edição tem o título O que são os transtornos mentais?. O lançamento foi realizado na quinta-feira (13/10), no Rio de Janeiro.

O editorial do primeiro Caderno de Monitoramento foi assinado pelo pesquisador da ENSP Paulo Amarante, e seu objetivo é ser um instrumento de orientação e referência sobre transtornos mentais dirigida a profissionais da atenção básica, além de promover uma assistência inclusiva e ser uma ferramenta efetiva para superar os estigmas e a discriminação acerca das pessoas com sofrimento mental.


Para o coordenador do Plano de Monitoramento do Comperj, Luciano Toledo, a publicação foi elaborada com uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink que auxiliam o entendimento do público-alvo. "Nosso objetivo é discutir essa questão com a perspectiva de dar mais acolhimento aos usuários do serviço de saúde mental e tratamento humanizado. A abordagem em relação aos transtornos mentais é um problema grave dentro do sistema de Saúde, que deve ser trabalhada com profissionais agentes comunitários e demais profissionais do SUS."

A primeira edição do Caderno traz noções básicas sobre transtornos mentais, com capítulos sobre quem é vulnerável, fatores sociais e definições sobre esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, neuroses, histeria, pânico, fobia, TOC e sinais de alerta. Os autores dos capítulos são pesquisadores da ENSP e, segundo Luciano Toledo, a ideia é que toda a Escola contribua com números do caderno. "Queremos a participação de vários departamentos da Escola. Já estamos conversando com o Cesteh para elaboração de um exemplar sobre agrotóxico. Queremos a parceria dos departamentos."

O lançamento foi realizado na quinta-feira (13/10), no Rio de Janeiro, com participação do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, além da subsecretária estadual de Saúde, Monique Fazzi, da pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, além de outros membros do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Em breve as cartilhas estarão disponíveis para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário