segunda-feira, 31 de outubro de 2011

27/10/2011 - Alexandre Padilha e Luiza Bairros assinam acordo para o combate ao racismo na rede pública de saúde

E-mail Imprimir PDF A- A+

(Seppir/Agência Saúde) A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Saúde assinaram acordo para o combate ao racismo na rede pública de saúde. Com o nome “Igualdade Racial é pra Valer”, a campanha prevê, além da divulgação de peças publicitárias no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS), a institucionalização de uma estratégia para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a PNSIPN.


Aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a PNSIPN tem por objetivo combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no SUS, bem como promover a equidade em saúde para a população negra. O acordo entre os dois órgãos federais prevê, ainda, a implementação do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional no Ministério da Saúde e no SUS; e a divulgação e atendimento do disposto no capítulo I do Estatuto da Igualdade Racial, que trata do direito à saúde.

"O Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra recebe mais uma marca importante com um protocolo de intenções onde o MS abre, como disse o ministro, um novo ciclo da sua atuação neste tema, através da possibilidade de construir uma estratégia que nos permita implementar efetivamente essa Política Nacional de Saúde da População Negra”, declarou a ministra da Seppir, Luiza Bairros.

De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, uma das metas do ministério, até 2014, é implantar, em todos os estados, o teste do pezinho para a identificação precoce da anemia falciforme, que atinge principalmente a população negra. Anualmente, três mil crianças nascem com doença falciforme no Brasil. Por ano, cerca de 2,5 milhões de recém-nascidos têm acesso ao exame da doença pelo SUS.

Leia matéria na íntegra:
Seppir e MS firmam acordo de cooperação com foco na Saúde da População Negra (Seppir - 27/10/2011)
Saúde entra na campanha para combater o racismo (Agência Saúde - 27/10/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário