quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Publicada em 26/10/2011

ETSUS Sergipe qualifica agentes comunitários

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe deu início, no dia 8 de outubro, às atividades da primeira turma do curso de qualificação para agentes comunitários de saúde do município de Barra dos Coqueiros. ETSUS e Coordenação de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde acolheram os alunos por meio de uma roda de conversa, oportunidade para contar sobre o trabalho e a história da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o objetivo do curso e a importância da qualificação para o desempenho das atividades profissionais junto às comunidades. Na ocasião, também foram entregues aos estudantes o material didático que será utilizado durante o curso. No dia 19 de semtembro, foi a vez de o município de Muribeca celebrar o início das aulas de 18 agentes comunitários.

“O curso tem o objetivo de formar um profissional crítico, reflexivo e ético, transformador da realidade, que contribui para a prestação de uma atenção integral ao usuário dos serviços em seu trabalho junto à equipe de saúde da rede de atenção básica”, resume Eliane Nascimento, coordenadora da ETSUS.

A turma de Barra dos Coqueiros é composta por 46 alunos e deve finalizar a qualificação no dia 30 de dezembro. No ano passado, a escola qualificou 1.915 agentes comunitários de saúde. Um total de 1.007 agentes também participou da qualificação ofertada no âmbito do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil Nordeste/Amazônia Legal; e 1.060 foram capacitados na política de álcool e drogas com enfoque no crack. Para 2011, a previsão é qualificar 2.017 agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário