domingo, 27 de novembro de 2011

ACS - reconhecimento do trabalho

ACS

Para a professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Rizoneide Negreiros, “o ACS é o agente de transformação social mais importante que integra a equipe de saúde. Para ser este agente, ele de fato precisa ter compromisso social, gostar do que faz, ter prazer com as pequenas realizações e saber transmitir para o outro o seu saber”.

De acordo com ela, são atribuições do ACS: a identificação de gestantes o mais precocemente possível; a busca ativa de portadores de doenças crônicas e acompanhamento do tratamento dos mesmos; a notificação de doenças compulsórias; o desenvolvimento do conceito de humanização; a participação no controle social e, principalmente, ser um excelente comunicador social para orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, entre outros.

“O grande diferencial do PSF são os agentes, que fazem um trabalho de conscientização da população, que vão às casas, acolhem as famílias, ouvem suas dúvidas, suas histórias o que muitas vezes é mais importante do que o medicamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário