segunda-feira, 28 de novembro de 2011

2ª Mostra de APS em Juiz de Fora/MG - sucesso

JUIZ DE FORA - 25/11/2011 - 18:46

Trabalhos da 2ª Mostra de Atenção Primária à Saúde são sucesso entre participantes e visitantes

A apresentação dos 105 trabalhos que foram inscritos na 2ª Mostra de Atenção Primária à Saúde (APS) de Juiz de Fora reuniu profissionais da saúde, da APS, acadêmicos, pós-graduandos e visitantes durante toda esta sexta-feira, 25, na Escola de Governo. Entre eles, apresentação oral, pôster comentado, pôster exposto e mostra de trabalhos artesanais produzidos pelas equipes durante a realização de ati vidades junto às comunidades referenciadas pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do município.

Os eixos das orientações dos trabalhos apresentados foram: Práticas em APS; Comunicação em Saúde e Relação Profissional-paciente; Abordagem Familiar e Abordagem Comunitária; Atividades de Grupo; Trabalho em Equipe; Educação em Saúde / Educação Popular; Medicina Rural, Políticas Públicas na Atenção Primária a Saúde, Valorização Profissional, Acessibilidade e Integralidade, Controle Social e Participação Popular, Interação Ensino-serviço, Saúde Mental e Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Grupo de Ações Programáticas, PET, Ligas Acadêmicas, Práticas Integrativas e Complementares.

Para a acadêmica de enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Uaps Jardim Esperança, Juliana Rodrigues, que apresentou um trabalho sobre o Grupo de Caminhada, que é realizado na unidade d esde 2007, a Mostra apresentou-se como uma excelente oportunidade para a troca de experiências e conhecimento. “Desde 2004 não era realizado um encontro como esse, Juiz de Fora estava precisando. Além disso é uma forma de nós, acadêmicos e profissionais da APS mostrarmos os trabalhos realizados pela promoção da saúde da população”, ressaltou. As também acadêmicas da UFJF na Uaps Santa Cruz, Graziele Gava e Akilia Nascimento, concordaram com a colega e reforçaram que é uma ótima maneira de ter contato com novas ideias e ações que deram certo na assistência primária. Elas apresentaram um pôster sobre o “Mapeamento dos Hipertensos na Uaps Santa Cruz”, “o trabalho foi realizado por meio da aplicação de questionários, a fim de identificar a eficácia e as necessidades de melhoria na forma de assistência aos hipertensos na referida unidade”, explicou Akilia.

A agente Comunitária de Saúde (ACE) da Uaps Santa Luzia, Ma ria Cristina Simões de Souza, também apresentou a inovação da unidade por meio de um blog criado para os ACE’s. A ferramenta de comunicação foi criada para facilitar a interlocução entre esses profissionais e, segundo ela, já há uma rede com blogueiros de vários lugares do Brasil. “Todos os agentes comunitários de Saúde podem postar, deixar mensagens e contribuir para a atualização do blog. Além disso, sempre incluímos reportagens referentes ao temas de saúde e de nosso interesse”, destacou a profissional. Ela acrescentou, ainda, que também foi criado um e-mail para o grupo e que tem facilitado e otimizado bastante os contatos e organização dos serviços.

Já a residente de enfermagem da Uaps Parque Guarani participou da apresentação de dois trabalhos: a “Consulta de Enfermagem ao Portador de Hipertensão Arterial e Diabetes” e “Consulta de Enfermagem no Pré-Natal” e destacou que oportunidades como essas são de grande relevância para a o engrandecimento profissional dos participantes e para a própria população. E destacou, “tudo o que foi apresentado aqui é o que é realizado na APS de Juiz de Fora”.

Para finalizar, Graziele Gava sugeriu que Mostras como esta sejam realizadas com mais frequência e deixou o recado de que, “enquanto a Atenção Primária à Saúde não for valorizada pelos usuários e profissionais a assistência primária não alcançará seus objetivos”.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE




Nenhum comentário:

Postar um comentário