segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uaps Parque Guarani - Juiz de Fora/MG

JUIZ DE FORA - 28/11/2011 - 14:24

Luta contra a Aids - Uaps Parque Guarani inicia II Semana de Prevenção e Ação Contra a Aids e o Preconceito

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção à Aids e fortalecer os direitos sociais dos usuários que convivem com a doença, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Bairro Parque Guarani, em parceria com o Programa Municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, a partir desta segunda-feira, 28, a II Semana de Prevenção e Ação Contra a Aids e o Preconceito. Ao longo desta semana, os usuários da área de abrangência da Uaps vão ter a oportunidade de participar de uma série de atividades programadas pela unidade (confira o anexo). A iniciativa integra a programação oficial da Secretaria da Saúde em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado nesta quinta-feira, 1º de dezembro.

De acordo com a assistente social da unidade, Meyri Friaça, este ano a ação será direcionada para a feminização da Aids, indo ao encontro das ações na área de Saúde da Mulher já implantadas na Uaps, como os preventivos de câncer de colo de útero e mama. “Na oportunidade, cerca de 50 mulheres vão receber atendimento individual para conversamos sobre o tema e, também, para a realização de preventivos. Porém, o evento não será direcionado somente para o público feminino. Pretendemos ampliar a informação de que esta doença não está associada somente a gays e travestis”, destaca.

A profissional ressalta, ainda, que as atividades serão desenvolvidas por assistentes sociais, enfermeiras residentes, agentes comunitários de Saúde (ACS) e acadêmicos da UFJF. “Serão cerca de 20 profissionais ampliando o acesso à informação para a população, mostrando que o combate ao preconceito é o primeiro passo para frearmos o avanço da Aids entre as mulheres e, consequentemente, entre toda a população”, complementa Meyri.

Mutirão de testagem

Nesta quinta-feira, 1º, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST Aids e Hepatites Virais, vinculado à Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realiza, também, uma série de atividades que marcarão a passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Entre os destaques estão a realização de mutirão de testagem de HIV, sífilis e hepatites virais, no PAM Marechal; palestras em diversos pontos da cidade; e distribuição de 50 mil preservativos. A programação completa pode ser conferida no site da PJF/ Secretaria de Saúde.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário