quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pé diabético

Evite problemas com o pé diabético

Temperatura certa da água e calçado adequado ajudam a evitar úlceras graves

Publicado em 14/11/2011 por Fernando Menezes

Pé diabético é um dos problemas decorrentes do diabetes, e causa aproximadamente 55 mil amputações por ano no Brasil. Por mais que as pessoas o associem a problemas de circulação, não são apenas eles que podem causar úlceras nas extremidades do corpo. O diabetes pode provocar a deterioração dos nervos periféricos, quadro chamado de neuropatia diabética, que faz com que a pessoa perca a sensibilidade nos pés. "Outro problema é que o sistema imunológico de um diabético é menos eficaz do que o de uma pessoa sem a doença. Portanto, o menor machucado pode infeccionar e evoluir para um grave caso de gangrena", explica o endocrinologista Frederico Marchisotti, mestre em Endocrinologia pela USP e especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Segundo a endocrinologista Hermelinda Pedrosa, Coordenadora do Departamento de Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Diabetes, o mais importante que é que as pessoas que têm diabetes e sofrem com neuropatia diabética saibam que é preciso ter alguns cuidados especiais com os pés, para evitar infecções, úlceras e até amputações. "O primeiro cuidado, que não fica restrito aos pacientes com neuropatia diabética, é manter os níveis de açúcar no sangue sob controle", alerta. Confira sete outros cuidados, indicados por endocrinologistas.

  • Consulta - Foto Getty Images
  • Exercícios para os pés - Foto Getty Images
  • Pé na água - Foto Getty Images
  • Tênis - Foto Getty Images
  • Andar descalço - Foto Getty Images
  • Escalda pés - Foto Getty Images
  • Cortar as unhas - Foto Getty Images

1 de 7

Consulta - Foto Getty Images

Exames frequentes

Muitas pessoas que têm pé diabético não se preocupam em realizar exames nos pés anualmente. A endocrinologista Hermelinda Pedrosa alerta que esse é o principal erro de quem quer evitar o problema. "Assim como exames em olhos, rins e coração, os pacientes com diabetes precisam realizar exames para os pés pelo menos a cada seis meses", explica.

Segundo a especialista, os exames não precisam ser complicados e o próprio endocrinologista ou clínico pode fazê-los para detectar qualquer ferida que possa se transformar em uma úlcera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário