segunda-feira, 28 de novembro de 2011

2ª Mostra de APS em Juiz de Fora/MG

  • 25/11/2011 16:04
  • Abertura da 2ª Mostra de Atenção Primária à Saúde é marcada por palestra motivacional para profissionais

    Créditos: Comunicação Prefeitura de JF

    Abertura da 2ª Mostra de Atenção Primária à Saúde é marcada por palestra motivacional para profissionais

    A abertura da 2ª Mostra de Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Saúde Municipl de Saúde de Juiz de Fora foi marcada por uma palestra motivacional para os profissionais da APS, ministrada pelo diretor científico da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade, Ygor Claber, sobre “Queixas Inespecíficas na APS”. O evento foi realizado na última quinta-feira, 24, no Ritz Plaza Hotel, e reuniu profissionais da APS, graduandos e autoridades de saúde. A mostra segue nesta sexta-feira, 25, das 7h às 18h, na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua 72, Bairro Ladeira), onde acontece a exposição dos 105 trabalhos que serão apresentados em quatro modalidades: oral, pôster comentado, pôster exposto e mostra de trabalhos manuais produzidos pelas equipes durante a realização de atividades junto à comunidade.

    Para abrir o evento, a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Adriana Barcelos, falou sobre a fundamental importância de iniciativas como essa para a troca de experiência entre os profissionais e a expectativa de que seja apenas o início de muitos outros encontros para discutir a APS. “Esperamos que essa 2ª Mostra da APS apresente-se como o início de uma troca de aprendizado, ações e trabalhos nas unidades e que possa acrescentar nas práticas diárias continuamente”, ressaltou a profissional.

    Representando o Estado no evento, o superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Cláudio Reis, lembrou que fez parte da história de implantação da APS no município, ainda na primeira administração do Prefeito Custódio Mattos, e complementou que atualmente tem havido empenho de todas as esferas para consolidação da APS, tanto no estado, como no município. “A Atenção Primária é de uma certa forma a base de tudo. A rede de urgência e emergência já está sendo reestruturada em Juiz de Fora e em toda a macrorregião e agora a prioridade é a APS. Precisamos crescer juntos, por isso o empenho e apoio recíproco entre a Superintendência Regional de Saúde/SES a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora”, destacou.

    Para finalizar, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, ressaltou a representatividade da mostra para o município, enquanto uma proposta de discussão e troca de experiências na APS. “Esse encontro mostra que temos experiências para contar. Temos profissionais empenhados em proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários”, destaca a secretária.

    Para encerrar, ela destacou a implantação do Siga Saúde, uma ferramenta digital que já está sendo utilizada em algumas unidades, a fim de gerar mais conforto aos usuários e aos próprios profissionais. “Tenho a certeza de que repensando a saúde na APS, Juiz de Fora tem todas as condições de ter uma assistência em saúde de excelência”, disse a secretária.

    Mostra de Trabalhos

    Os eixos para as orientações dos trabalhos englobam: Práticas em APS; Comunicação em Saúde e Relação Profissional-paciente; Abordagem Familiar e Abordagem Comunitária; Atividades de Grupo; Trabalho em Equipe; Educação em Saúde / Educação Popular; Medicina Rural, Políticas Públicas na Atenção Primária a Saúde, Valorização Profissional, Acessibilidade e Integralidade, Controle Social e Participação Popular, Interação Ensino-serviço, Saúde Mental e Saúde do trabalhador, Educação em Saúde, Grupo de Ações Programáticas, PET, Ligas Acadêmicas, Práticas Integrativas e Complementares.

    Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

    Autor: Comunicação Prefeitura de JF

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário