domingo, 27 de novembro de 2011

Xô prá lá dor ns costas!!!!!!!!!!

Xô pra lá dor nas costas!

Adriana Vieira - yoga@adrianavieira.com.br

21/11/2011

Passamos grande parte do dia sentados, seja trabalhando, dirigindo, ou no ônibus. Somos uma geração com mais propensão aos problemas da coluna do que há anos atrás, quando se andava mais. A era dos eletrônicos intensificou esse sedentarismo.

Para minimizar as dores ou incômodos, sejam gerados pela má postura em frente ao computador, vídeo game, ou sedentarismo, ou mesmo excesso de trabalho sentadas, fique atenta a sua postura e pratique alguns alongamentos para prevenir esses problemas.

O Yoga e outras práticas ajudam a alongar e fortalecer o core, região central do corpo (coluna lombar e abdômen) e isso previne dores e problemas futuros.

Fique de olho em alguns detalhes: quando você se sentar, não fique curvada (corcunda), pois você pode comprimir os órgãos internos, dificultando a respiração, comprometendo a circulação e até a digestão. A má postura pode gerar ainda dores de cabeça, devido à compressão de vértebras no pescoço e costas, e pode ser mais grave quando sua postura ainda é enfatizada com a cabeça para frente: o pescoço fica mais sobrecarregado, o peito se fecha, e como resultado a respiração fica curta, superficial e ofegante.

Então, cuide-se e pratique alguns ásanas (posturas psicofísicas do Yoga ) que lhe trarão bem estar: físico, respiratório e mental.

Urdhva Mukha Svanasana - Postura do cachorro olhando para cima



Fique em quatro apoios. Vá descendo o osso púbico no chão e desça seu queixo em direção ao chão, e então, comece a alongar os braços, elevando o tronco e alongando toda a frente do corpo. Tire os joelhos, coxas e osso púbico do chão e fique sobre o dorso dos pés. Permaneça.

Adho Mukha Svanasana – Postura do cachorro olhando para baixo



Fique em quatro apoios. Apoie os dedos dos pés no chão e eleve o quadril alongando as pernas. Ao mesmo tempo faça a força das mãos contra o chão alongando toda a coluna. Olhe para os joelhos relaxando a nuca. Sinta toda a coluna alongar. Permaneça alguns segundos.

Gomukasana – Postura da cara de vaca



Sentada, cruze a perna direita por cima da esquerda. Alinhe um joelho por cima do outro. Faça o contrario com os braços. Eleve o braço direito e dobre o cotovelo, e desça o esquerdo fazendo o mesmo. Leve a palma da mão direito na coluna, e o dorso da mão esquerda na coluna e tente uni-las. Depois, devagar, vá descendo o tronco. Alongue toda a coluna e os ombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário