segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SRS Uberlândia realizou evento cultural do diabético

  • 28/11/2011 16:02
  • SRS Uberlândia realizou evento cultural do diabético

    Créditos: Cássio Machado / SRS - Uberlândia

    SRS Uberlândia realizou evento cultural do diabético

    Cerca de 350 pessoas participaram do Encontro Cultural do Diabético, realizado no último sábado 26 de novembro, em Monte Alegre de Minas, no triângulo mineiro.

    Organizado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia e pela Secretaria Municipal de Saúde de Monte Alegre de Minas, o encontro, realizado com entrada franca à toda população, teve como objetivo oferecer aos portadores de Diabetes Mellitus e ao público em geral orientações e informações sobre a prevenção e o tratamento da doença.

    A equipe técnica “Doce Vida” do setor de Medicamentos Excepcionais da SRS Uberlândia\NAF e as referências técnicas do setor de Monte Alegre de Minas estiveram presentes no local e além das orientações, o evento, que faz parte das comemorações da Semana do Diabético, contou com bastante entretenimento.

    Foi uma tarde com muita cultura e lazer com apresentações culturais como a Dança de Rua, Dança Indiana, Dança Árabe, Capoeira, sorteio de brindes, comida lith e diet, etc.

    Nas apresentações da Dança sem Limites, tivemos a participação especial de Eduardo Alves da Silva, portador de necessidades especiais uberlandense que participou da 3ª Jornada de Inclusão pela Arte, realizado em 2008, e promovido pela Universidade do Circo e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em todo o estado, quando foi selecionado e apresentou-se também no Grande Salão do Palácio das Artes em Belo Horizonte.

    Na abertura dos trabalhos o superintendente regional de saúde, Daltro Catani Filho destacou a importância de eventos como esse. ”É uma oportunidade de proporcionar aos pacientes e seus familiares um momento de humanização e orientações sobre a patologia”.

    Na opinião da farmacêutica Marli Freitas Ribeiro de Sá, coordenadora do NAF/SRS Udi, e idealizadora do Projeto Doce Vida, ficou claro a satisfação de todos quanto à diversidade cultural do evento. “É uma forma de ampliarmos a assistência farmacêutica junto aos municípios. Coma ações dessa natureza alertamos para a promoção e prevenção à saúde da população”, destacou Marli.

    Para o Fábio Barbosa da Costa, médico e referência técnica da doença em Monte Alegre, o Encontro permitiu que fossem reunidos praticamente todos os pacientes do município. “Com isso obtivemos um ganho muito grande, pois monitoramos as informações de forma concisa, trabalhando a prevenção e reforçando a dispensação através da parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas.”, salientou Barbosa.

    E para o farmacêutico Luis Henrique, da SMS de Monte Alegre, o projeto traz um ganho bastante paupável na vida dos portadores da Diabetes Mellitus. “O desenvolvimento de projetos como esse e, principalmente sua aplicação prática, traz resultados bastante positivos na vida destes pacientes. As orientações quanto à prevenção, a utilização correta dos insumos do kit e da insulina, melhoram e muito suas vidas no cotidiano”, ressaltou o farmacêutico.

    Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

    Autor: Cássio Machado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário