segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Capacitação - ACS - Juiz de Fora/MG

JUIZ DE FORA - 28/11/2011 - 16:24

Educação permanente - Vigilância em Saúde é o tema da vez em Curso de Capacitação para ACS

Em prosseguimento ao Curso de Capacitação para os agentes comunitários de Saúde (ACS), promovido pela Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (Ssaps), representante do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) vai ministrar curso sobre Vigilância em Saúde, nesta segunda-feira, 28. Em pauta, uma visão panorâmica sobre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, relacionando seus conceitos e práticas à prevenção e promoção da saúde. Além deste tema, será abordado “Educação em Saúde”. A iniciativa teve início no último dia 21, prosseguindo até o dia 15 de dezembro, e as sessões acontecem na Escola de Governo, na Rua Maria Perpétua 72, Ladeira, entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

Aproximadamente 480 ACS vão participar do curso, sendo divididos em seis turmas. A programação para os próximos dias pode ser conferida em anexo. De acordo com a chefe do DVEA responsável por ministrar a palestra, Alessandra Mendonça, a principal função do ACS é identificar situações que possam colocar o indivíduo em risco de adoecer. “O papel do agente na Estratégia Saúde da Família é fundamental. Ele é o elo que une comunidade e unidade de saúde. A presença do ACS otimiza a prática dos serviços de saúde”, destaca Alessandra.

O curso de capacitação, que engloba a uniformização dos trabalhos desenvolvidos pelos ACS, vai contar também com representantes da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), que vão abordar temas referentes ao trabalho de equipe, acolhimento, relacionamento interpessoal, direitos e deveres, entre outros. Sobre relacionamento no trabalho, o direito à informação é imprescindível, salienta o chefe do Departamento da Escola de Governo Municipal, da SARH, Luiz Fernando Sirimarco. Segundo ele, o evento vem para informar servidores e empregados públicos sobre os benefícios do bom relacionamento no trabalho. “Além das atividades em saúde, os ACS serão abordados, entre outros aspectos, sobre suas funções, cargos, direitos e deveres no que concerne ao exercício do seu trabalho”, observa Sirimarco.

Dengue entre os temas abordados

Entre os temas abordados dentro da Vigilância em Saúde, nesta segunda-feira, 28, durante o Curso de Capacitação para os agentes comunitários de Saúde (ACS), estão tuberculose, violência doméstica e dengue. De acordo com a chefe do DVEA, Alessandra Mendonça, entre as funções do ACS está a de acompanhamento das notificações e contribuição para as investigações epidemiológicas. “Os agentes atuam junto aos domicílios, repassando informações para os moradores, como aquelas acerca da dengue: seus sintomas e riscos, o agente transmissor e medidas de prevenção. Lembrando que risco é qualquer tipo de perigo para a saúde das pessoas”, finaliza a chefe do DVEA.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário