quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ministro da Saúde lança SOS Emergências em MG

  • 30/11/2011 16:23
  • Ministro da Saúde lança programa S.O.S Emergências em Minas Gerais no Hospital João XXIII

    Créditos: André Brant

    Ministro da Saúde lança programa S.O.S Emergências em Minas Gerais no Hospital João XXIII

    O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou, na manhã desta quarta-feira (30), no Hospital João XXIII, o termo de compromisso do programa S.O.S Emergências. O documento sela a parceria entre o Ministério, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital João XXIII para o aprimoramento da gestão e do atendimento na urgência e emergência da unidade que é referência estadual no atendimento a pacientes vítimas de politraumatismo, grande queimaduras, intoxicações e situações clínicas e cirúrgicas de risco iminente de morte, totalizando 100 mil atendimentos ao ano.

    O Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) compõe o grupo de 11 hospitais, localizados em nove capitais, dentre elas Belo Horizonte, que receberão os recursos do programa federal que conta com a instalação de um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar com a função de apoiar e orientar as ações que buscam potencializar tanto a gestão quanto a qualidade dos serviços prestados.

    Núcleo de qualidade

    Para implementar o projeto, cada unidade hospitalar receberá o montante de R$3,6 milhões anuais. “A partir de hoje, nós instalamos o núcleo de qualidade no HPS João XXIII para enfrentarmos os desafios para o aperfeiçoamento dos serviços. Reconhecemos que o hospital é uma grande escola não somente para o Estado de Minas, como também para o país,”destacou o ministro.

    Padilha salientou ainda que a capacidade técnica dos médicos do HJXXIII pode contribuir significativamente para o aprimoramento do projeto SOS Emergências. Segundo ele a sociedade brasileira está diante de uma epidemia de acidentes de trânsito, particularmente envolvendo carros e motos, o que implica em uma grande pressão sobre os pronto-socorros. “Temos muitos problemas a enfrentar, de forma conjunta, por isso, agiremos também para promover a prevenção. Hoje já temos concluído todo o desenho do mapa que irá nortear as ações do programa SOS Emergências no Estado”, pontuou o ministro.

    O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, chamou a atenção para o fato que o HJXXIII é um serviço nuclear para os atendimentos de urgência e emergência no Estado. Daí a importância da cooperação estabelecida hoje, “a sinergia dos vários atores, buscando um objetivo comum (a qualidade da assistência), fortalece a criação da rede de atenção à saúde que irá hierarquizar e distribuir os atendimentos, de modo a assegurar um serviço de alta qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, lembrou Antônio Jorge.

    Atenção aos pacientes

    Antes da solenidade, o ministro percorreu os setores de politraumatizados e queimados, além do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital na companhia do presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, do diretor do HJXXII, Eduardo Liguori Cerqueira, do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, do secretário municipal de Saúde, Marcelo Gouveia Teixeira e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, dentre outras autoridades.

    Durante o seu percurso, Padilha abordou diversos pacientes, dentre os quais o pedreiro Apoliano Batista Marques atendido no setor de politraumatizados. O paciente ficou surpreso com a presença do ministro e contente com a possibilidade de melhoria dos serviços, “a visita é boa porque mostra que ele se preocupa com a gente. O atendimento do pronto socorro é bom, os médicos são atenciosos e espero ter alta logo, disse o pedreiro.

    O cuidado humanizado é uma das premissas básicas que orientam os atendimentos realizados pelo HJXXIII, assim como por todas as instituições de saúde que compõem o sistema de saúde estadual. Consciente do papel do HJXXIII, o presidente da Fhemig, salientou que os recursos do programa representam um investimento importante para o crescimento e o fortalecimento do pronto socorro. Antônio Carlos de Barros destacou a vocação e a significativa contribuição do hospital para a formação e a capacitação de mão de obra qualificada para o SUS. “Toda ajuda é bem vinda, pois favorece os usuários do sistema”, finalizou.

    Rastreamento

    Nesse contexto, segundo o diretor do HJXXIII, o rastreamento do paciente, ao longo de sua internação, adquire um papel fundamental, pois permite a produção diária de informações que contribuem para um controle eficiente e eficaz da qualidade do atendimento prestado. “Seguindo esse princípio, que consiste no acolhimento, na horizontalidade e na gestão do leito, assegura-se uma visão ampla da situação do hospital com reflexos diretos na qualidade da atenção aos pacientes”, garantiu Eduardo Liguori.

    O prefeito Marcos Lacerda resumiu, de forma elucidativa, os elementos norteadores da assistência prestada pelas unidades de pronto socorro de Minas ao afirmar que “competência técnica, experiência e paixão constituem o amálgama que, com o apoio do programa SOS Emergências, irá aprimorar, ainda mais, os serviços de saúde prestados aos cidadãos mineiros”.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário