segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prevenção ao câncer de próstata - triplo de atendimentos

JUIZ DE FORA - 24/11/2011 - 16:32

Prevenção ao câncer de próstata - Secretaria de Saúde atende a quase o triplo de usuários assistidos em 2010

A Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (Ssaps) da Secretaria de Saúde divulgou, nesta quinta-feira, 24, o balanço da Campanha Anual de Prevenção ao Câncer de Próstata/2011 em Juiz de Fora. Os trabalhos aconteceram em 12 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e contou com a parceria da UFJF e Faculdade Suprema. Ao todo, foram atendidos 1.749 homens com idade acima de 40 anos, em horários alternativos – 189% a mais que o último ano, quando foram assistidos 605 usuários.

Do total de homens atendidos, 12,6% foram encaminhados à realização do Antígeno Prostático-Específico (PSA) - exame de sangue que detecta níveis de alterações da próstata. Representando 1,9% do número de assistidos, 33 homens foram encaminhados a consultas específicas de urologia. Além disso, 12 usuários vão realizar exame de biópsia para investigação de nódulos suspeitos na próstata. O balanço detalhado por unidade pode ser conferido em documento anexo.

A enfermeira da Ssaps, Ana Beatriz Querino, avaliou os resultados da campanha deste ano como positivos. “Os números mostram que os homens estão mais conscientes acerca do tema e a importância da realização do exame”, comemora. Ela complementa que será feita a capacitação dos médicos que trabalham nas Uaps que participaram da campanha. “Colocando em prática a proposta da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) do Ministério da Saúde (MS), a previsão da Secretaria de Saúde, para os próximos anos, é que cada uma das oito regiões administrativas apresente unidades para a execução do exame preventivo contra o câncer de próstata, mantendo os mutirões somente para as áreas descobertas pela APS no município e Uaps cujo atendimento seja tradicional”, explica a enfermeira.

Em 2010, foram 605 atendimentos

Durante a Campanha Anual de Prevenção ao Câncer de Próstata/2010, o número de atendimentos nos mutirões que aconteceram nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) dos bairros Vila Olavo Costa, Furtado de Menezes, Santa Efigênia, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, chegou a 605. O balanço da campanha foi positivo, e os homens, bastante receptivos à ação de prevenção.

Segundo a enfermeira da Uaps Vila Olavo Costa, Grácia Maria Aguiar, do total de atendimentos, no ano passado, 28 usuários foram encaminhados à realização do Antígeno Prostático-Específico (PSA) - exame de sangue que detecta níveis de alterações da próstata. Dos 605 atendimentos, 12 homens apresentaram nódulos suspeitos na próstata, sendo encaminhados para exames mais específicos. A iniciativa contou com a participação de 47 funcionários das Uaps, 65 acadêmicos de Medicina da Suprema, além de 17 conselheiros de saúde.

*Informações na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389 / 7123.

Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário