quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Campanha - Vivendo com HIV

Campanha - Como tratar as pessoas vivendo com HIV é lembrado no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Um dos maiores desafios no enfrentamento da epidemia da AIDS é conter o preconceito da população com relação à doença, o que evitaria a falta de adesão ao tratamento, e assim uma melhor qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e AIDS. Para minimizar esse estigma a ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) estará nas ruas lembrando o 1º de Dezembro e sensibilizando as pessoas no trato aos soropositivos e na promoção da cidadania.

Pela manhã os voluntários do GTP+, que fazem parte do projeto Espaço Posithivo, estarão em frente à instituição, no Centro do Recife, fazendo panfletagem sobre a campanha que traz a frase “Como você gostaria de ser tratado se tivesse HIV?” e a mensagem “Trate as pessoas do jeito que você gostaria de ser tratado”. Para Wladimir Reis, coordenador do GTP+, a iniciativa é uma resposta ao preconceito. “Pessoas estão morrendo por medo de se assumirem portadoras do vírus. Elas deixam de buscar tratamento”, diz.

Na hora do almoço, a Cozinha Solidária estará distribuindo kits de prevenção, com preservativos, gel lubrificante e panfletos informativos para as pessoas que forem almoçar no espaço no horário das 12h às 14h. Já a noite, o grupo de Teatro "Turma da Prevenção", com Lampião e Maria Bonita, junto com educadores do projeto Mercadores de Ilusões, estarão a partir das 18h, próximo ao shopping no Centro do Recife, distribuindo o kit de prevenção e informações sobre a Campanha.

As atividades continuam no mês de dezembro, nos próximos dias 09 e 12, serão realizados em Recife dois seminários voltados para os profissionais do sexo, que irão discutir sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, sexo seguro e direitos previdenciários. Todas as quartas-feiras o GTP+ está oferecendo atendimento jurídico à população vivendo com HIV e AIDs, das 9h às 12h.

Doença

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído em 1987, pela Organização Mundial de Saúde. Em Pernambuco, a primeira notificação de um caso ocorreu em 1983, em um homem. De lá para cá já foram registrados 16.062 pessoas acometidas pela doença no estado, sendo 5.082 homens e 2.035 mulheres.

De acordo com a UNAIDS, da ONU, no final do ano passado, havia no mundo 34 milhões de pessoas portadoras do HIV, um número recorde, decorrente do fato de as pessoas estarem vivendo mais tempo com o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário