quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Recursos p/combate as drogas - MG

  • 29/11/2011 16:54
  • Aliança pela Vida repassa recursos para combate ao abuso de drogas

    Créditos: André Brant

    Aliança pela Vida repassa recursos para combate ao abuso de drogas

    O Governo de Minas repassou nesta terça-feira (29/11), R$ 70 mil a cada um dos 71 projetos de prevenção e combate ao abuso de álcool e drogas com base em ações voltadas para a cultura, esportes, educação e saúde. Os projetos beneficiados foram selecionados por meio de edital dentro do programa Aliança pela Vida.

    O objetivo é fomentar a intervenção intersetorial à questão das drogas, trazendo a experiência da sociedade civil em Organizações Não Governamentais (ONG’s), de forma que seja ampliada a capilaridade e alcance das medidas preventivas. Os convênios foram assinados por intermédio das Secretarias de Estado de Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Educação, de Esporte e da Juventude.
    “A questão das drogas é de extrema complexidade e não se resolve apenas com a repressão. As artes, os esportes, a cultura devem fazer parte deste processo. O Governo de Minas tomou uma posição muito clara, definindo o combate ao abuso de álcool e drogas como prioridade, determinando inclusive que 1% dos orçamentos das Secretarias de Estado seriam aplicados neste setor. Trata-se de uma ação inequívoca, com grande soma de recursos e de esforços das políticas públicas, não visto anteriormente e certamente pioneiro em comparação a outros estados”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
    Ainda de acordo com o secretário, que preside o Comitê Intersetorial da Agenda sobre Abuso de Álcool e Drogas, as parcerias junto à sociedade civil são ferramentas indispensáveis para que se possa usar os métodos e conhecimentos das próprias comunidades na prevenção ao uso de drogas. “É preciso ter a humildade de reconhecer que a sociedade muitas vezes atua melhor do que o poder público. Não podemos abrir mão desta capacidade”, declarou.
    Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Cloves Benevides, a dimensão dos problemas relacionados às drogas demanda uma verdadeira aliança, ou seja, uma somatória de esforços para que haja um enfrentamento eficaz da questão. “Para combater as drogas é preciso agir de forma intersetorial, daí o compromisso do Governo de Minas com a sociedade por meio do programa Aliança pela Vida. A assinatura desse convênio hoje é muito importante, já que a sociedade está sendo chamada a colaborar com o Estado naquilo que melhor oferece: tecnologias, conhecimentos e práticas de prevenção nas mais diversas áreas de combate às drogas”, apontou.
    Já o secretário de Estado de Emprego, Trabalho e Renda, Carlos Pimenta, realçou que as ONG’s têm histórico de seriedade e certamente irão executar suas ações com base no zelo pelo recurso público. “Desta forma nós teremos foco no ser humano, produzindo a recuperação destas pessoas e prevenindo que tantas outras façam uso destas substâncias. Este programa é, sem dúvida, uma intervenção que visa acolher os jovens, possibilitando que possam ingressar na cidadania e no mercado de trabalho”.

    Música


    Muitos dos projetos selecionados têm a música como meio de intervenção para combater e prevenir o uso de álcool e drogas e resgatar a dignidade de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É o caso da Orquestra Jovem de Contagem, ONG formada há vinte anos. De acordo com Roseane Reis, co-fundadora da entidade, o trabalho com crianças e adolescentes é gratificante, além de ampliar a formação musical dos jovens. “Já representamos o Brasil na França e este é um trabalho que nos recompensa. Temos muito orgulho destes jovens”.
    Um dos alunos da instituição é Gabriel, de 17 anos. O adolescente conta que vivenciou a história de amigos e parentes que faziam uso abusivo de drogas e o sofrimento decorrente de tudo isso. “Meu bairro, infelizmente, não tem muitas opções para as pessoas. No meu caso, a música transformou a minha vida e me deu a oportunidade de estar aqui. É muito importante que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que eu tive”, finaliza o jovem, que hoje é violinista.


    Autor: Ramon Jader

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário