domingo, 27 de novembro de 2011

Medicina Ayurveda

Medicina Ayurveda: uma ciência com mais de cinco mil anos

Andrea Franco - andrea.franco@plenamulher.com.br


17/11/2010

Medicina Ayurveda
A saúde está na harmonia dos três humores biológicos.

É a ciência da saúde mais antiga da humanidade, com mais de cinco mil anos de existência. Ayurveda significa “conhecimento da vida” (ayur = vida, veda = ciência ou conhecimento).

A medicina Ayurveda é parte da ciência védica (da Índia), e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, Yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O Ayurveda afirma que existem três humores biológicos no nosso corpo, chamados de “doshas”: Vata – que possui o elemento ar predominante, Pitta – onde o elemento fogo é o principal, e Kapha – caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento: é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo: caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio e pesado.

E quais os benefícios da medicina indiana para a mulher a partir dos 40 anos de idade, que passa por alterações hormonais e emocionais? Segundo o médico Aderson Moreira da Rocha o Ayurveda possui um capítulo especial para as mulheres. “A fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), associada à dieta e à prática de yogaterapia, pode auxiliar a mulher nas suas mazelas associadas ao climatério e menopausa”, diz o médico.

Aprendendo a olhar para dentro

A professora de Yoga Márcia de Luca, especialista em Ayurveda, explica que a medicina ayurvédica é naturalista, aceita cada momento como ele se apresenta. As alterações hormonais fazem parte da evolução natural do ser humano, do envelhecimento e, com elas, as alterações emocionais também. “Aprendendo a mudar o ponto de referência de fora para dentro, tiramos a atenção do corpo que está envelhecendo (tudo o que ocupa tempo e espaço tem começo, meio e fim e, portanto, está sujeito às leis de degradação). Nessa fase a mulher deve aprender a olhar para dentro e entrar em contato com sua sabedoria interior desenvolvida e adquirida através dos anos”, diz Márcia.

Na visão ayurvédica, um excesso ou deficiência das características descritas indica um desequilíbrio no dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidade nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

Para uma vida longa e saudável, o Ayurveda recomenda o dinacharia (rotina diária de hábitos saudáveis), individualizado, de acordo como o desequilíbrio dos humores biológicos da paciente. Esse diagnóstico é o primeiro passo para a abordagem individualizada proposta pelo Ayurveda. Atividade física moderada, alimentação equilibrada, plantas medicinais, massoterapia com óleos vegetais, yogaterapia, meditação, hábitos regulares de dormir cedo e acordar cedo são propostos dentro do diagnóstico do desequilíbrio dos humores biológicos ou doshas.

Segundo os preceitos da medicina indiana, a mulher a partir dos 40 anos deve evitar os excessos. Essa é uma fase de moderação. Saúde é uma proposta de compromisso com a busca de um equilíbrio físico, psicoemocional e espiritual da mulher. “O caminho do meio é o melhor - desenvolver o aquietamento e atitudes que alimentem nossa fisiologia e alma”, diz Márcia de Luca.

As fases da vida de uma pessoa também têm sua predominância energética, assim como as estações do ano e os períodos do dia. É o que diz a Consultora de Ayurveda Cristina Chiang: “A terceira idade é uma fase vata (ar e espaço), portanto, os atributos de vata (seco, leve, áspero, móvel, instável) são potencializados nessa fase, tendo efeitos mais intensos ainda para as mulheres desse dosha. Vata é a energia responsável pelo movimento, portanto, é a energia que controla o envelhecimento. Esse movimento não pode ser impedido, é o curso natural da vida, mas pode ser controlado por meio de cuidados diários específicos que o mantêm em um nível equilibrado e harmonioso, o vata que também governa a criatividade e a atividade mental”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário