Primeira Carta SUS chega ao Ministério
“Ministério da Saúde. Recebi muito feliz. Obrigada por tudo”. Assim começa a primeira Carta SUS recebida pelo Ministério da Saúde. Shirle Reis Mone Quelí, de Santo André (SP), é o nome da primeira usuária a enviar a avaliação do atendimento recebido no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do novo canal de comunicação da Ouvidoria Geral do SUS.
Shirle sofreu três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) no ano passado. Ela aprendeu a escrever com a mão esquerda e mesmo com dificuldade, fez questão de elaborar a carta pessoalmente. Shirle ressalta que realiza os exames de Eletrocardiograma no SUS e afirma ser bem medicada. Ela agradece à equipe médica, aos enfermeiros, à lanchonete e diz estar satisfeita com tudo e todos. Shirle também respondeu o cartão resposta, com o questionário de cinco perguntas, e avaliou todos os requisitos como “Muito Bom”.
A Carta SUS é uma espécie de carta-resposta enviada ao usuário até 90 dias após sua internação para saber como foi o atendimento. Essa pesquisa poderá ser respondida através do cartão resposta destacável da carta, que tem transporte pago pelo Ministério da Saúde. Basta preenchê-lo e entregá-lo ao carteiro, agência ou caixa de coleta dos Correios. Caso prefira, o paciente ou um familiar pode responder através da Ouvidoria-Geral do SUS/Disque Saúde 136 ou pelo endereço www.saude.gov.br/cartasus.
Mônica Plaza / Blog da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário