quarta-feira, 21 de março de 2012

+ datas comemorativas

Sociedade
Edição de quarta-feira 21 de março de 2012

Calendário poderá ter mais 29 datas comemorativas

O Brasil poderá contar, em breve, com 29 novas datas comemorativas. Todas estão previstas em projetos de lei aprovados terminativamente ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Entre elas, estão o Dia Nacional da Poesia, a ser festejado em 31 de outubro, data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. E o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, a ser festejado a 17 de outubro, aniversário da compositora Chiquinha Gonzaga.

O Dia Nacional da Poesia está previsto no Projeto de Lei do Senado (PLS) 501/09, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). E a homenagem à música popular brasileira consta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 203/09.

O único voto contrário foi do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), para quem essas homenagens não deveriam estar previstas em leis federais. Para ele, as pessoas interessadas em comemorar alguma data estão livres para fazê-lo, sem a necessidade de uma lei nesse sentido.

Entre os projetos aprovados ontem, está o PLS 26/10, do senador Paulo Paim ­(PT-RS), que cria o Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Outras 25 propostas são resultados de projetos de lei da Câmara e criam os seguintes dias nacionais: dos Direitos Humanos; do Quilo; do Turismo; do Ouvidor; da Educação Ambiental; de Segurança e de Saúde nas Escolas; dos Portadores de Vitiligo; do Paisagista; de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas; de Combate e Prevenção à Trombose; do Reggae; das Hemoglobinopatias; de Valorização da Família; da Silvicultura; do Jogo Limpo; do Maquinista Ferroviário; do Cooperativismo de Crédito; do Suinocultor; do Municipalista Brasileiro; do Atleta Paraolímpico; do Securitário; de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma; do Artesão; da Advocacia Pública; e do Aniversário do Buda Shakyamuni.

Único item não terminativo, o PLC 97/08 institui o Dia Nacional do Supervisor Educacional e será votado no Plenário.

Foram rejeitados outros 27 projetos que instituíam datas comemorativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário