sexta-feira, 23 de março de 2012

Vítimas de AVC

Cresce o número de mulheres vítimas de AVC


23/3/2012

Cresce o número de mulheres vítimas de AVC
Stock photos

Atualmente, a cada 100 pessoas, dez possuem doenças cérebro vascular. O Acidente Vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame, é a principal causa de incapacidade neurológica e esta estimativa vem crescendo entre a população feminina.

É grave, mais incapacitante do que fatal, e acarreta, segundo a Organização Mundial de Saúde, custos enormes para a sociedade. A estatística do AVC mostra que 85% dos AVC são Isquêmicos e 15% são hemorrágicos.

A Hipertensão Arterial, a Diabetes, o aumento do Colesterol, são fatores de risco que cresceram muito com a vida moderna, onde as mulheres passaram a trabalhar fora, se alimentando de forma errada, aumentando o estresse e não praticando atividades físicas. A associação de Tabagismo com Anticoncepcional, é muito arriscada para evento vascular Cerebral. Isso para as principais artérias do cérebro como também para as principais Veias (trombo) do cérebro.


O Acidente Vascular Cerebral são um conjunto de alterações neurológicas, que iniciam de forma súbita, que duram mais que 24 hs de origem vascular, ou seja é uma alteração do fluxo de sangue dentro do cérebro. Cerca de 15% dos AVC´s ocorrem por extravasamento de sangue em alguma região do cérebro, provocando um coagulo dentro do cérebro. Os outros 85% ocorrem por falta de sangue em alguma região do cérebro, provocando uma isquemia cerebral.

Segundo o neurologista André Lima, Membro da Academia Brasileira de Neurologia, os principais sintomas do AVC são perda de força em metade do corpo, fala arrastada, face torta. Ele pode ser fatal quando acomete as partes mais calibrosas das artérias cerebrais. Ou seja, quanto maior o calibre da artéria, maior é a área do cérebro irrigado por esta artéria, consequentemente, vai ser maior a área da isquemia..


A incidência ainda é maior nos homens que nas mulheres. Porém quando a mulher atinge a Menopausa, estes riscos se igualam, devido a alterações hormonais que a mulher sofre pós menopausa que ocasionam diminuição da libido, aumento de peso, aumento do colesterol e da glicose. A vida moderna também faz com que os números entre as mulheres cresça.

Para a prevenção é necessário que a pessoa vá regularmente ao médico, tenha uma dieta bem balanceada, pare de fumar e trate os fatores de risco que são Diabetes, Hipertensão, Colesterol aumentados, entre outros. O ideal é que se faça atividades físicas regulares e evite bebidas alcoólicas também.

André Gustavo Lima é especialista na prevenção do AVC. Ele é Membro da Academia Brasileira de Neurologia. Neurologista do Hospital Barra D’or.

Nenhum comentário:

Postar um comentário