quarta-feira, 21 de março de 2012

Programação de Congresso

Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária divulga programação

Desenvolvimento de vacinas para dengue e desafios para o controle da malária são alguns dos temas programados. Site do evento recebe inscrições com desconto. Envio de resumos foi prorrogado até 31/03

:: Saiba mais sobre o XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, em 2010, em seu último relatório sobre doenças tropicais, cerca de um bilhão de pessoas são afetadas por essas doenças em 149 países do mundo. Na lista estão agravos bem conhecidos dos brasileiros como mal de Chagas, hanseníase, dengue, malária e leishmaniose. Atento a essa situação, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Fiocruz promovem o XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária. O evento será realizado de 23 a 27 de setembro de 2012 e incluirá a realização simultânea do XLVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da 28ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas. As inscrições com desconto podem ser realizadas no site do evento (http://ictmm2012.ioc.fiocruz.br/). O limite para submissão de trabalhos foi prorrogado até 31 de março de 2012.

Malária, agravos como doença de Chagas, leishmanioses, esquistossomose, dengue, doenças bacterianas, virais e fúngicas estarão em pauta nas mesas-redondas e conferências. Temas relacionados à ‘Epidemiologia e controle de iniciativas da doença de Chagas nas Américas’, ‘A resistência aos antimicrobianos: estratégias de controle internacionais’, ‘Principais ações da OMS para o controle das doenças tropicais negligenciadas’, além da ‘Fase de desenvolvimento da vacina contra a dengue’ e ‘Avaliação de novas tecnologias para avanços no diagnóstico da tuberculose’ estão incluídos na programação preliminar, que acaba de ser divulgada pelo comitê organizador do evento.

Alguns destaques do Congresso são a presença de Rodrigo Zeledon, pesquisador da Costa Rica, que atuou como consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), como professor visitante da Universidade de Cornell, Louisiana e Brasília, além de trabalhar em centros de investigação em diversos países do mundo, de Robert Bergquist, pesquisador do Programa Especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR), em Genebra, na Suíça. Bergquist atua ainda como consultor em saúde pública, com ênfase nas doenças tropicais e doenças parasitárias, e de Georges Grau, professor de Imunologia Vascular da Universidade de Sydney, que desenvolveu com sucesso o compartimento de multi-modelos celulares para investigar processos fisiopatológicos da malária cerebral, esclerose múltipla, choque séptico e síndrome da angústia respiratória aguda. Também está confirmada a presença de 192 conferencistas de diversos países, incluindo os Estados Unidos, México, Austrália, Costa Rica, Cingapura, China, Suécia, Suíça, França, Espanha, Canadá, Índia, Veneza, Argentina, Cuba, Colômbia, Inglaterra, Peru, Angola, Japão e Alemanha.

Para os pesquisadores do IOC, José Rodrigues Coura e Cláudio Ribeiro, que atuam como Presidente do Congresso e presidente do Comitê Científico do evento, respectivamente, a expectativa é de que cerca de três mil participantes acompanhem a programação do evento.

Para acessar a programação preliminar do Congresso, clique aqui.

Mais informações no site do evento (http://ictmm2012.ioc.fiocruz.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário