sexta-feira, 30 de março de 2012

Defendendo direitos

Representantes de centros de Direitos Humanos de 22 estados se reúnem em Brasília

Data: 26/03/2012

Ao abrir o 1º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos, nesta segunda-feira (26), o diretor de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Gabriel dos Santos Rocha, defendeu a construção de uma nova cultura em Direitos Humanos no País. O encontro, que reúne representantes de 22 centros de referência em Direitos Humanos de todo Brasil, ocorre em Brasília (DF), na sede da SDH.

Durante o encontro, que segue até esta terça-feira (27), os integrantes dos Centros passarão por treinamentos voltados ao aprimoramento do atendimento à população. Para tanto, serão feitas dinâmicas utilizando técnicas de imagem do 'Teatro do Oprimido', que tem como objetivo uniformizar a linguagem entre os centros. Coordenadores de diversos setores da SDH estarão presentes nas atividades. O método do Teatro Oprimido reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas com o objetivo de democratizar o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro.

Presente no encontro, o coordenador-geral dos Centros de Referência em Direitos Humanos, João Alves de Souza, ressaltou a importância dos Centros e afirmou que eles devem estar preparados para acolher a diversidade da população brasileira. “Os Centros de Referência não podem ser uma repartição pública tradicional, temos que estar preparados para lidar com a maior diversidade possível”, defendeu.

A grande rede formada entre o governo federal e os Centros de Referência em Direitos Humanos, tem por objetivo levar informação, acolhimento, proteção dos Direitos Humanos e cidadania a todos os brasileiros. Dentre as atribuições dos Centros de Referência, estão a formação e a capacitação em Direitos Humanos, a facilitação no acesso a documentação civil básica, prestação de serviços de assistência, acompanhamento jurídico e psicossocial.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário