quinta-feira, 22 de março de 2012

Direito

Trabalho
Edição de quinta-feira 22 de março de 2012

Trabalhador poderá ser liberado para concurso

Emenda de Cícero Lucena a projeto aprovado ontem na Comissão de Assuntos Sociais autoriza ausência do emprego por até oito horas por mês para realização de provas de concursos públicos

O presidente da CAS, Jayme Campos (E), ao lado de Waldemir Moka e Cícero Lucena em reunião da comissão
Os trabalhadores podem conquistar o direito de se ausentar do emprego por até oito horas por mês para realizar provas de concursos públicos. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

Se não houver recurso para votação pelo Plenário, a matéria (PLS 220/11) segue para a Câmara dos Deputados. O projeto, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi apresentado pelo senador Itamar Franco (PPS-MG), falecido em 2011.

A proposta inicial garantia o benefício para a realização de provas pelo empregado matriculado em estabelecimento de ensino regular. A possibilidade de ausência para prova de concurso foi incluída no projeto por emenda do relator, Cícero Lucena (PSDB-PB).

Comerciário

Já o projeto que regulamenta a profissão de comerciário, aprovado no dia 14 deste mês, retornou à comissão para adequação redacional. Foi detectada divergência entre anexo do parecer aprovado e o constante do Quadro de Atividades e Profissões, integrante da CLT.

O anexo foi retirado pelo ­relator, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), sem que houvesse modificação no teor do projeto.

A proposição (PLS 115/07) é de Paulo Paim (PT-RS) e tramitava de forma conjunta com proposta semelhante (PLS 152/07) de Pedro Simon (PMDB-RS).

O texto aprovado é resultado de entendimentos entre os autores e representantes patronais e dos trabalhadores do comércio. A categoria envolve cerca de 7,3 milhões de profissionais no país.

Como a proposta recebeu decisão terminativa, deverá seguir agora diretamente para exame da Câmara.

115445

Senador(es) Relacionado(s):
Paulo Paim
Pedro Simon
Ricardo Ferraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário