quarta-feira, 21 de março de 2012

Sinais da idade

Síndrome Mielodisplásica: sinais da idade podem mascarar câncer na medula óssea


21/3/2012

Síndrome Mielodisplásica: sinais da idade podem mascarar câncer na medula óssea
Stock photos

A síndrome mielodisplásica é o câncer hematológico que mais atinge pessoas acima de 60 anos, mas muitas vezes seus sintomas se escondem em características típicas da velhice, como sonolência, palidez e quadro anêmico.

A doença pode começar silenciosa, assintomática, manifestar-se por meio de uma anemia, sintoma mais comum da condição ou, em casos mais graves, acarretar uma série de infecções no organismo. Tem incidência crescente com a idade, sendo o tipo de câncer hematológico que mais atinge homens acima de 60 anos no Brasil e no mundo. Pode ainda provocar uma série de complicações para o paciente e, em 30% dos casos, progride para uma leucemia aguda.

De acordo com a Dra. Elizabeth Xisto Souto, hematologista pela Unesp e médica do Hospital Brigadeiro, as doenças do idoso como a anemia, têm tido um importante papel em termos de saúde pública, uma vez que a população mundial de idosos tem aumentado. "No Brasil a expectativa de vida ao nascer é de 73,1 anos e o nosso país já tem índices considerados pela OMS como de um "país idoso", ou seja temos mais que 7% da população com mais de 60 anos, uma vez que nossos índices já chegam a 8 a 10% de idosos".

Saiba mais sobre a doença:

A condição mencionada acima é a síndrome mielodisplásica, doença que compromete a capacidade da medula óssea de produzir normalmente os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. Resultado de uma modificação genética, conhecida como hipermetilação no DNA, a síndrome altera a forma, tamanho e a organização das células oriundas da Medula Óssea, causando um acúmulo de células imaturas chamadas blastos leucêmicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um organismo saudável tem até 5% destas células, número que pode chegar a 20% em pacientes com a Síndrome. Não há números de prevalência da síndrome no País, mas nos Estados Unidos, estima-se que 15 mil novos casos surjam a cada ano, isto é, 89 novos casos para cada 100.000 habitantes/ano na população com idade superior a 80 anos.

Este será o tema abordado pela Dra. Elizabeth Xisto Souto, no próximo dia 24 durante o evento "Atualização em Síndromes Mielodisplásicas (SMD) e Leucemia Mielóide Aguda (LMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário