quinta-feira, 29 de março de 2012

Exemplo que poderia ser seguido para os ACS

Senado
Edição de quinta-feira 29 de março de 2012

Tablets reduzem custo e modernizam Senado, diz Cícero

"Os senadores não estão recebendo simples tablets, mas sim uma ferramenta de trabalho que vai proporcionar economia de papel, mobilidade, acessibilidade e interação com os cidadãos". Assim o 1º secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB), resumiu o objetivo dos equipamentos entregues pela Casa aos senadores. Ele apresentou os tablets ontem, na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

— Ontem [anteontem], tivemos na ordem do dia do Plenário algo em torno de 300 folhas impressas. Com uma cópia para cada um dos 81 senadores, seriam mais de 20 mil páginas. Nesta comissão, a pauta chega a 150 páginas para seus vinte e pouco titulares, resultando em cerca de 3.500 páginas a cada reunião — frisou.

A secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, lembrou que o Senado iniciou em 2009 o Processo Legislativo Eletrônico, permitindo que sessões e decisões do Senado sejam acompanhadas pela internet. Também estiveram presentes à reunião a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, e o secretário de Comunicação, Fernando Cesar Mesquita.

Com os tablets, os senadores terão mais facilidade para acessar informações das comissões, como pautas, projetos em exame, votos dos relatores e resultado de votações. Também terão acesso às matérias em pauta e às votações do Plenário, bem como às notícias da Agência Senado, do Jornal do Senado e a clippings. Cícero ressaltou que o Senado tem avançado também nas ferramentas para smartphones, ampliando a interação com a sociedade. Ele destacou o trabalho do Prodasen na formatação dos equipamentos e o da Secretaria de Comunicação Social para tornar as informações acessíveis.

O potencial dos tablets também foi destacado pelo presidente da CCT, Eduardo Braga (PMDB-AM). Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, levando em conta somente a economia de papel na confecção das pautas (o custo em 2011 foi de R$ 277.405,90), os tablets estarão pagos em oito meses.

Economia no papel

115686

Senador(es) Relacionado(s):
Cícero Lucena
Eduardo Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário