sexta-feira, 23 de março de 2012

Lixeira tóxica

Consumo de agrotóxicos pode causar intoxicação alimentar

Publicada em

A doutora em Saúde Pública pela ENSP e pesquisadora da Fiocruz, Karen Friedrich, destacou em entrevista ao Jornal do Senado e ao Portal Consumidor RS a gravidade dos casos de intoxicação alimentar relacionados aos efeitos crônicos de meses ou anos de exposição a agrotóxicos, como problemas nos sistemas cognitivo, motor e reprodutor, havendo ainda risco de aparecimento de câncer.

Segundo a doutora, efeitos crônicos podem aparecer mesmo após exposição a pequenas doses de agrotóxicos. Karen ressaltou, ainda, a importância da ampliação da capacitação dos laboratórios e uma melhor atenção às populações expostas.

Leia abaixo a entrevista do Jornal do Senado na íntegra:

O Brasil está se tornando a maior lixeira tóxica do mundo – alertou o
especialista.

Cleber Folgado, representante da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, apontou como principal problema o consumo excessivo dos produtos. Ele ressaltou que, desde 2008, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, inclusive de produtos já proibidos em outros países.

O Brasil está se tornando a maior lixeira tóxica do mundo alertou o especialista. Folgado considerou alarmante o ponto a que chegou, no Brasil, o consumo de produtos contaminados com venenos contra pragas.

Karen Friedrich, da Fiocruz, falou sobre a gravidade dos casos de intoxicação alimentar. Ela disse que estão comprovados efeitos crônicos, após meses ou anos da exposição ao agrotóxico, como problemas nos sistemas cognitivo, motor e reprodutor, havendo, ainda, risco de aparecimento de câncer.

Efeitos crônicos podem aparecer mesmo após exposição a pequenas doses de agrotóxicos – informou Karen, ao cobrar a ampliação da capacitação dos laboratórios e uma melhor atenção às populações expostas.

Na opinião de Leandro Feijó, representante do Ministério da Agricultura, o pequeno número de laboratórios para pesquisa de resíduos de agrotóxicos no País é um dos principais gargalos dos órgãos que atuam no setor.

Ao final da audiência, o presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO), informou que a comissão realizará outros debates com o propósito de identificar soluções para os problemas apontados na discussão de ontem.

Clique aqui e leia a íntegra da matéria publicada no Portal Consumidor RS.

Fonte(s): Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário