sexta-feira, 23 de março de 2012

Inauguração de Uaps

Nova unidade de atenção primária à saúde é inaugurada em Juiz de Fora


Publicação: 21 de março de 2012


A UAPS de Vila Ideal possui cinco consultórios para atendimentos, como o odontológico A UAPS de Vila Ideal possui cinco consultórios para atendimentos, como o odontológico.

Foto: Marcella Marques

Cerca de seis mil moradores da Vila Ideal, em Juiz de Fora, serão beneficiados com a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS Vila Ideal), inaugurada nesta semana. A unidade vai ofertar atendimentos primários à saúde da comunidade local e será sede para duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Foi construída com recursos de cerca de R$ 1,5 milhão, repassados pelo Tesouro Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para a Prefeitura de Juiz de Fora.

Segundo o superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Cláudio Reis, a obra é um grande benefício para as pessoas residentes na região. “Nos últimos anos, a população da Vila Ideal e redondeza cresceu muito, o que acabou sobrecarregando a unidade básica que já existia no bairro. Em 2008, discussões sobre reteritorialização da Vila Ideal e demais regiões de Juiz de Fora, reunindo representantes da gestão municipal e estadual e do controle social, conseguiram sensibilizar a SES, e foi firmado um convênio de aproximadamente R$ 5 milhões, o que propicia hoje a inauguração desta UAPS, além de outras que virão, como as de Santa Cândida e de Nossa Senhora Aparecida, além do Centro de Atenção Psicossocial III e custeio para o Hospital de Pronto-Socorro”, lembrou Cláudio Reis.

Ele ainda afirmou que o Governo de Minas tem procurado repassar aos municípios mineiros recursos para reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde, dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, com condições dignas de trabalho para seus funcionários, além de conforto e humanização para o atendimento ao paciente.

Para o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, a construção dessa nova unidade de saúde demonstra mais uma vez o apoio que o Governo do Estado tem oferecido à cidade. “A UAPS de Vila Ideal vem reforçar o atendimento primário e referenciar áreas descobertas. Além disso, vai proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto e qualidade no atendimento para os usuários”, destacou.

Estrutura

A UAPS de Vila Ideal tem 26 salas e cinco consultórios para atendimentos diversos, como odontológico e ginecológico, sala de nebulização, curativos e coleta, microbiologia, sorologia, cuidados básicos, áreas de espera, almoxarifado, vestiários e banheiros adaptados para deficientes físicos, além de estacionamento.

“Hoje estou muito feliz, pois é a primeira unidade de saúde que inauguro em minha gestão como secretária do município de Juiz de Fora. Aqui nesta unidade o cidadão terá o direito a uma saúde de qualidade”, salientou Maria Helena Leal, secretária municipal de saúde.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Paulo César dos Santos, observa que a instalação irá atender a uma demanda antiga dos moradores do Bairro Vila Ideal e região. “A comunidade esperava por essa obra há anos, é um sonho antigo que se realiza. Agora tudo vai ficar mais fácil. É uma nova unidade, e os moradores estão muito satisfeitos”, afirmou.

Por Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário