Mostra de experiências marca encontro da Rede Sentinela no Hospital Regional Antônio Dias
Seg, 19 de Março de 2012 15:03
Terminou, no dia 14 de março, o 13º Encontro Nacional da Rede Sentinela no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas. O objetivo do encontro foi conhecer o trabalho das vigilâncias sanitárias de estados e municípios com os serviços da Rede, além das experiências de hospitais com o desenvolvimento de políticas de gestão de risco.
O primeiro assunto, no último dia, foi o tema "Banco de Preços em saúde: uma ferramenta de apoio à gestão", foi apresentado por Mariana de Carvalho Barbosa Ramos, representante do Ministério da Saúde. O Banco de Preços registra, armazena e disponibiliza, por meio da internet, os preços de medicamentos e produtos para a saúde, adquiridos por instituições públicas e privadas.
Foram apresentadas, também, pelas vigilâncias sanitárias da cidade de Curitiba e dos estados do Paraná, de Minas Gerais e da Bahia, as experiências de organização estrutural e de processos de trabalho no Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós).
Durante o debate, foram levantadas inúmeras questões relativas à Rede. A chefe do Núcleo de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig) da Anvisa, Maria Eugênia Cury, esclareceu que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) acolhe a Rede Sentinela, que está consolidada dentro da Anvisa.
"A Rede é uma estratégia do SNVS e cabe a nós, enquanto sistema, discuti-la. O processo de construção da Rede Sentinela está sendo feito com o mesmo empenho que construímos o Sistema Único de Saúde (SUS)", ressaltou Maria Eugênia.
À tarde, sob o tema "Mostra de Experiências da Rede Sentinela: aprendizado e desafios das políticas de gestão de risco em serviços de saúde" foram apresentadas as experiências dos hospitais Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Regional Antônio Dias (MG) e Geral Dr. César Cals de Fortaleza (CE). Os palestrantes chamaram a atenção para a importância de notificação de eventos adversos e de queixas técnicas.
A experiência com o Programa Sentinelas em Ação também foi tema de uma das palestras. O programa é uma ferramenta de atualização e divulgação de assuntos pertinentes às 187 instituições de saúde que compõem a Rede Sentinela. Apresentado, semanalmente, das 11 às 12 horas, sempre às terças-feiras, o programa é voltado para integrantes da Rede. Em 2011, foram apresentados 40 Programas, com um total de 2.710 acessos ao vivo e 3.303 acessos aos vídeos gravados.
Fonte: Maria Célia Oliveira - HRAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário