sexta-feira, 30 de março de 2012

Observatório Nacional

MPS e Fiocruz montam Observatório Nacional de Saúde do Trabalhador

29 de março de 2012 | Postado por Previdencia em Notícias

O Ministério da Previdência Social (MPS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), irá montar o Observatório Nacional de Saúde do Trabalhador.O objetivo é acompanhar de perto tudo relacionado ao tema e colher mais subsídios para a elaboração de políticas de Saúde e Segurança no Trabalho.

“Convidamos vários especialistas, montando uma árvore de conhecimentos para construir esse observatório. Todos os segmentos serão representados, patronais, empregados, governo, sociedade civil organizada e entidades que se dedicam à vida saudável e à qualidade de vida”, explicou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional (DPSSO) do MPS, Cid Pimentel.

O primeiro passo para a concretização deste projeto é a realização de uma oficina de trabalho entre o MPS e a Fiocruz para elaborar um acordo de cooperação técnica.

Durante a oficina, que acontece na Fiocruz Brasília nesta quinta-feira (29), várias ações serão propostas. Dentre elas, a criação de um modelo epidemiológico previdenciário de vigilância que seja comunicável com a sala de monitoramento do MPS e a oferta de ensino à distância sobre saúde e segurança no trabalho.

“O Observatório pode ser uma referência em toda a América. Não vamos só analisar, mas vamos fazer propostas de mudanças de um cenário que é, muitas vezes, perverso”, afirmou o diretor do DPSSO. (Talita Lorena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário