sexta-feira, 23 de março de 2012

Mostra de Trabalhos

EPSJV: agentes comunitários realizam mostra de trabalhos sobre a comunidade

Agentes comunitários do curso técnico oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Rio de Janeiro, realizaram, entre os dias 27 e 29 de fevereiro, uma mostra sobre a realidade das comunidades onde atuam. O evento reuniu 210 alunos e exibiu 21 trabalhos realizados durante um dos eixos de formação do curso, chamado ‘Modelos de Atenção à Saúde, Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família’.

De acordo com Márcia Lopes, da coordenação pedagógica do curso ofertado pela EPSJV, o objetivo da mostra foi possibilitar a troca de experiências, entre os estudantes das diversas turmas, sobre a construção do diagnóstico situacional das comunidades e do processo de trabalho das equipes de Saúde da Família. "Eles apresentaram a história da comunidade envolvida, os serviços públicos existentes, os equipamentos sociais, as doenças crônicas da população, as condições de saneamento, entre outros aspectos", destacou Márcia.

Os trabalhos foram realizados em grupos e incluiu encenações, músicas, vídeos com entrevistas de moradores das comunidades e fotos antigas. A mostra serviu ainda de ponta pé inicial para o chamado Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) que os alunos terão que apresentar ao fim do período de aulas.

O curso de Agentes Comunitários de Saúde é oferecido pela EPSJV em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) e o Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro (Sindacs-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário