quinta-feira, 10 de maio de 2012

DSI

JUIZ DE FORA - 10/5/2012 - 12:18

Novas instalações do Departamento da Saúde do Idoso serão inauguradas nesta sexta-feira

O Departamento da Saúde do Idoso (DSI) de Juiz de Fora contará com novas instalações e oferta de novos serviços a partir desta sexta-feira, 11. A nova sede do DSI fica na Rua Batista de Oliveira 943, no Centro, e será inaugurada pelo prefeito Custódio Mattos e pela secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, às 15h. Entre os principais objetivos dos serviços prestados no DSI estão manter os idosos ativos e saudáveis, estruturar a atenção integral, monitorar o processo de envelhecimento, identificar os fatores de risco de doenças e envolver a família e a comunidade no processo de cuidado com as pessoas que têm 60 anos ou mais.

O DSI foi criado em 20 de novembro de 1999 e funcionava na Rua Espírito Santo, nº 595. O serviço é referência no atendimento aos idosos com idade acima de 60 anos do centro da cidade e também aqueles provenientes de áreas descobertas de Juiz de Fora. A área de abrangência alcança cerca de 15 mil idosos.“Ainda são muitos os desafios, mas já houve muitos ganhos no DSI nos últimos: a estruturação dessa nova sede com espaço para realização de atividades externas; a implantação do Siga Saúde; o alcance de quase o dobro do número de consultas; a promoção de atendimento individual nas áreas de assistência social, psicologia, e nutrição; “Sala de Espera” ministrada por equipe multidisciplinar e Grupo antitabagismo e alcoolismo”, ressaltou a chefe do DSI, Stella Bittencourt.

Segundo Stella, a equipe que recebe os pacientes engloba clínicos, geriatras, enfermeiros e técnicos. O atendimento é feito por duas médicas clínicas que atendem, em média, 12 pacientes por dia, totalizando aproximadamente 480 consultas por mês. Além disso, o DSI está trabalhando num projeto chamado “Centro Dia dos Idosos”, idealizado para fortalecer a convivência do idoso com sua família e melhorar a autoestima desses homens e mulheres que se sentirão mais ativos e mais respeitados. “Nosso projeto visa atender, através de uma equipe multiprofissional, o idoso de uma forma mais ampla. Ele será atendido por profissionais da saúde, mas também estará envolvido em atividades recreativas, como bordado, tricô e leitura. Tudo para que se sinta mais feliz”, complementa Stella.

Entre as atribuições do DSI estão: orientação e cadastro a Instituições Prestadoras de Serviços a Idosos, por meio do CREAS e do Conselho Municipal do Idoso; atendimento em Atenção Primária a pacientes com 60 anos ou mais, realizados na região do centro em áreas descobertas pelas demais unidades do município. Além de atendimento médico aos idosos com suspeita de Mal de Alzheimer e demais patologias relacionada ao envelhecimento - situação em que é necessário encaminhamento das Uaps ou do próprio DSI - e, em parceria com o Centro “Mais Vida”, de projetos de capacitação sobre políticas específicas para a população idosa; assim como atendimento aos idosos que foram acometidos por algum tipo de violência ou maus tratos. “A demanda é muito alta, contudo, tentamos atender da melhor forma possível. Além da consulta, orientamos os nossos pacientes a darem a devida importância à vacinação e ao uso correto da medicação”, afirma a chefe do DSI.

Sobre o Idoso

De acordo com informações do IBGE e baseado em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.

As patologias que causam mais mortalidade entre os idosos são as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doenças pulmonares e cardíacas. Os médicos recomendam que hipertensos tomem mais cuidados, pois a hipertensão leva a outras complicações como derrame e infarto do miocárdio. Entretanto, no Brasil a maior causa de morte são as quedas.

Os desafios trazidos pelo envelhecimento da população trazem diversas dificuldades, no entanto, nada é mais importante do que a inserção do idoso na comunidade, como um sujeito ativo e atuante na sociedade.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123/7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário