Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que não se permitem verdadeiramente olhar para frente, que fazem de tudo para focar somente num retrovisor que muitas vezes está sujo e embaçado de coisas que já deveriam ter ficado para trás, como sombras e caminhos tortuosos e esburacados que só fizeram perder tempo em detrimento de uma rota mais segura e confiável que nos permitisse caminhar mais positivamente e em comunhão.
Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que não assumem a responsabilidade pela sua própria felicidade, que transferem aos outros os seus recalques e limitações, que não se mobilizam nem mesmo a seu próprio favor, estabelecendo assim uma transferência de "culpas" e até mesmo vitimizações, imaginando, com isso, gerarem atenção, pena e acolhimento de maneira natural... Grande engano.
Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que não se reconhecem capazes e nem fazem esforços de superar seus desafios, suas angústias, sua mazelas e suas neuroses, pois adotam comportamentos muitas vezes repletos de "efeitos especiais", como por exemplo, os discursos dissimulados e inconsistentes, numa clara demonstração de iludir o outro, mas que na verdade está se enganando cada vez mais.
Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que fazem de tudo por "coisas", que se distanciam dia a dia da essência do que é verdadeiramente "ser humano", como numa busca frenética pelo ter mais e mais sem se preocupar com o "quem (você ou o $) atende quem", como se isso fosse capaz de compensar os "vazios e empobrecimento" de algumas vidas que já desistiram de si próprias e nem perceberam.
Marcos D. de Paula
Psicanalista e Diretor da LUMIAR Projetos
mcospsic@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário