segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ENSP e Federal Rural capacitam agentes de saúde

ENSP, publicada em 26/09/2011

Nos dias 26 e 27 de setembro, pesquisadores do departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública (DBC/ENSP) e do departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Desp/UFRRJ), promovem o Curso de Capacitação e Atualização em Leishmanioses para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Secretarias de Saúde dos municípios de Seropédica e Itaguaí. A atividade faz parte do processo de sensibilização de profissionais de saúde em municípios do litoral sul do Rio de Janeiro e do projeto Conscientização da comunidade sobre o risco da doença leishmaniose e monitoramento de vetores.

A capacitação ocorrerá no Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Desp/UFRRJ) e será coordenado pelos pesquisadores Argemiro Sanavria (Desp/UFRRJ) e Valmir Laurentino Silva (DCB/ENSP). Para o evento estão programadas atividades teórico-práticas sobre epidemiologia da doença, biologia de vetores de leishmanioses, além de abordagens sobre a clínica e o diagnóstico laboratorial. Os agentes também serão capacitados quanto aos métodos de coleta, armazenamento e envio de amostras de sangue e ectoparasitos caninos. Também participarão do evento os pesquisadores do DCB/ENSP Marcos Barboza de Souza e Rosemere Duarte e os pós-graduandos da UFRRJ Claudia Bezerra da Silva, Joice Aparecida Vilela e Carolina Marotta.

O objetivo maior da capacitação, segundo os pesquisadores da ENSP, é permitir que os agentes de saúde sejam capazes de identificar os possíveis focos da doença e encaminhá-los rapidamente aos órgãos de saúde para que sejam diagnosticados e tratados. Além disso, a sensibilização de agentes de saúde aumenta a capacidade de vigilância epidemiológica e monitoramento dessa doença. A parceria Desp/UFRRJ e DCB/ENSP denota o relevante papel das instituições junto à sociedade, contribuindo para a prevenção dos riscos dessa importante zoonose.

"Esse processo é fundamental para sensibilzar os agentes de saúde em relação a uma doença que é endêmica na região e muitas vezes passa despercebida pelo sistema de saúde. Sendo o ACS e o profissional da vigilância epidemiológica aqueles que estão na ponta do serviço e que têm um contato maior com a população, nossa intenção é deixá-los atentos à possibilidade de o indivíduo ser portador da doença e encaminhá-lo para o serviço de saúde. Queremos que o sistema de saúde esteja de portas abertas para receber esses pacientes", destacou Rosemere.

Entenda a leishmaniose

A leishmaniose é uma doença que determina uma infecção pelos protozoários do gênero leishmania e que se dissemina através da picada de insetos hematófagos denominados flebotomíneos. Ela é muito comum nos cães, mas também acontece em humanos. Existem diferentes formas de apresentação das leishmanioses, sendo as mais comuns a cutânea, que determina feridas na pele, a forma mucosa,com destruição de cartilagens, e a forma visceral, que afeta alguns órgãos internos como fígado, medula óssea e baço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário