quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E nós acs de Minas Gerais, quando???????????

FORMAÇÃO de ACS - EPSJV - RIO DE JANEIRO

Depois da formação docente, a EPSJV vai iniciar, em outubro deste ano, a formação de 210 agentes comunitários de saúde que atuam no município do Rio de Janeiro e que já passaram pela etapa inicial do curso. A previsão é que o curso seja concluído até o final de 2012. Serão formadas sete turmas, uma delas na sede da EPSJV e o restante descentralizadas em seis localidades do município (Pavuna, Campo Grande, Padre Miguel, Santa Cruz, Tijuca e Penha). A Etapa 2 do curso será realizada de outubro de 2011 a setembro de 2012. A Etapa 3 acontece de outubro a dezembro de 2012.

O curso descentralizado é um projeto-piloto da EPSJV em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) e o Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro (Sindacs-RJ). Além desses parceiros, o projeto do curso foi construído conjuntamente também com a Escola Técnica Izabel dos Santos. A coordenação pedagógica do novo curso será feita pela EPSJV e a coordenação executiva será da SMSDC.

A aula inaugural será no dia 31 de outubro, às 14 horas, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV, com a participação da ex-presidente da Confederação Nacional dos ACS, Tereza Ramos, e a professora-pesquisadora da EPSJV, Márcia Valéria Morosini.

Curso técnico

Em julho de 2011, a EPSJV concluiu a formação da primeira turma de ACS da região Sudeste a fazer um curso técnico. Além de municípios como o Rio de Janeiro, outros dois estados do país fizeram a formação completa, que também já acontece no Acre e em Tocantins. A EPSJV formou ACS que atuam na região de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro.

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde foi um projeto-piloto realizado pela EPSJV em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), o Centro de Saúde - Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) e o projeto Teias Manguinhos. O curso, com 1.200 horas-aula, foi realizado em três etapas e as aulas foram iniciadas em outubro de 2008.

Formação docente em Recife

A EPSJV também participou da formação dos professores que estão ministrando as aulas das Etapas 2 e 3 do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde em Recife (PE) para trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde local.

A cooperação técnica com a Secretaria de Saúde de Recife foi iniciada em junho deste ano, quando duas das coordenadoras do CTACS da EPSJV, Mariana Nogueira e Vera Joana Bornstein, estiveram em Recife para participar de uma oficina para a construção do currículo das Etapas 2 e 3 do curso. Em agosto, os professores-pesquisadores da EPSJV, Carlos Maurício e Anna Violeta Durão, participaram do curso de formação docente, ministrando a aula ‘Estado, Sociedade e Movimentos Sociais’. As aulas do curso em Recife começaram no dia 12 de setembro e contaram com a participação da diretora da EPSJV, Isabel Brasil, em sua aula inaugural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário