13 de setembro de 2011
Recife-PE: Agentes comunitários iniciam capacitação
A Prefeitura do Recife deu início ontem ao curso de formação técnica de agentes comunitários de saúde do município. A aula inaugural aconteceu no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco com a presença do prefeito João da Costa e do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto. O curso técnico terá duração aproximada de um ano abordando conteúdo teórico e prático voltado para a promoção em saúde.
Nessa etapa, serão capacitados 1.450 agentes comunitários de saúde dos 1.750 existentes. Eles estarão inseridos dentro do Programa de Saúde da Família (PSF) para atender a população recifense. Com esse incremento de pessoal, o município terá uma cobertura de atendimento em torno de 78%. Foram investidos nesse curso técnico um total R$ 2 milhões com recursos oriundos da prefeitura. Já os profissionais terão uma remuneração mensal de R$ 1.200.
De acordo com o secretário de Saúde Gustavo Couto, além da capacitação os agentes comunitários de saúde passam a ser reconhecidos verdadeiramente como trabalhadores, já que terão seus direitos trabalhistas garantidos. “Eles terão um PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento) e passam a exercer o papel estratégico de saúde e a valorização com o trabalho”, pontuou Gustavo Couto.
Além da qualificação, os agentes comunitários de saúde irão desenvolver algumas habilidades ao longo do curso. “Vão desde práticas tradicionais, ações de educação em saúde até a identificação de riscos à saúde na população”, comentou a diretora geral de Gestão, Trabalho e Educação em Saúde, Cintia Alves. Os agentes de saúde terão um papel ainda de operacionalizar ações juntamente com as equipes do PSF.
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário