quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JUIZ DE FORA - 20/9/2011 - 18:48

Siga Saúde - Projeto entra na 2ª fase e realiza treinamento de mais de 200 profissionais da Atenção Primária

Mais de 200 profissionais de 14 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) vão participar de treinamento para aprender sobre funcionamento e utilização do Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde - Siga Saúde. O novo sistema, que será implantado em todas as Uaps de Juiz de Fora, reunirá todas as informações do usuário, integrando e otimizando o atendimento. As aulas começam nesta quarta-feira, 21, e serão ministradas na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua 72, Bairro Ladeira), das 8h às 11h e das 13h às 17h.

As turmas foram organizadas por perfil, informado pelos funcionários no formulário de adesão. O primeiro grupo, cujas aulas têm início nesta quarta-feira, é formado por gerentes de sete Uaps: Centro Sul, Nossa Senhora Aparecida, Progresso, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Rita e Vila Olavo Costa. O treinamento seguirá até 4 de outubro. Ao final de cada processo de aprendizado, os participantes farão uma prova, para que seja avaliado o nível de absorção do conteúdo. Quem não alcançar bom índice terá uma segunda chance. Para isso, foram reservados os dias 5, 6 e 7 de outubro para as turmas de reforço.

O treinamento de, pelo menos, 70% do pessoal de cada Uaps é a meta desta segunda fase de implantação do Siga Saúde. A Uaps que atingir este índice receberá, em contrapartida, estações do novo sistema, ou seja, novos computadores e impressoras. Finalizada a etapa de treinamento, será divulgado o cronograma da instalação de computadores nas unidades que alcançarem a porcentagem de profissionais capacitados para operar o Siga Saúde.

O novo sistema

O Siga Saúde é um software que reúne todas as informações do usuário, bem como permite a gestão destas e de outras informações da saúde por todos aqueles que tiverem acesso ao programa. O paciente atendido na Policlínica de Benfica, por exemplo, terá seus dados (consultas, prontuários, medicamentos receitados) disponíveis também para os profissionais da Regional Leste e de todas as demais unidades onde houver o Siga Saúde.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Marcos Kopschitz, cuja subsecretaria, ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, é responsável pela coordenação da implantação do Siga Saúde, informa que, no primeiro momento, o novo sistema será implantado na Atenção Primária. Em seguida, na Regulação e na Atenção Secundária, até atingir todo o SUS no município.

O Siga Saúde segue o modelo implantado na capital paulista. Outras duas cidades já adotaram o sistema: Campinas, no interior de São Paulo, e Camaçari, na Bahia. “Foi um sistema escolhido após um período de pesquisa, estudo e projeto ao longo de 2009 e 2010. Para o usuário, haverá melhoria na marcação de consultas. A circulação de informações sobre os pacientes também será facilitada, otimizando o processo tanto para usuários quanto para gestores”, afirma Kopschitz.

*Informações com a Assessoria da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389 / 7123.
SECRETARIA DE SAÚDE



Nenhum comentário:

Postar um comentário