sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sensações que nos pedem para rever conceitos!

Posted: 15 Sep 2011 10:11 AM PDT

Algumas sensações precisam da nossa atenção. O despertador toca pela manhã e soa como uma condenação: mais um dia de trabalho está para começar. O caminho até a empresa parecer ser longo demais e só de pensar na rotina, nos colegas e no trabalho acumulado do dia anterior faz com que, levantar-se da cama seja realmente um sacrifício. A melhor parte do dia passa ser o final do expediente.

Por muitas vezes, sensações como essas fazem parte do nosso dia-a-dia e passamos a encará-las com naturalidade. O nosso desempenho cai, o chefe ameaça, a desmotivação aumenta e no dia seguinte temos que começar tudo de novo. Quem nunca passou por uma situação dessas ou conhece alguém nesta condição? Este é um circulo vicioso que gera perdas tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Embora a motivação seja um processo interno,pessoal e intransferível a empresa precisa criar condições para que ela ocorra, sendo responsável por manter um ambiente de trabalho favorável.Existe aquela expressão de que “ninguém motiva ninguém”, mas tornar a motivação algo possível de acontecer exige um processo de engajamento, este sim, pode ocorrer de fora para dentro. Somos motivados de formas diferentes, já que nossas prioridades não são iguais. Por isso, o ambiente de trabalho deve trazer ingredientes variáveis para despertar o interesse de diferentes tipos de pessoas.

Medidas pontuais, como premiações, bonificações,viagens e confraternizações podem até amenizar desconfortos, mas não resolvem os problemas, porque tem efeito momentâneo, quando voltamos para a realidade verificamos que nada mudou. Para garantir o comprometimento e a motivação precisamos de uma boa liderança e especialmente de pessoas dispostas a mudar sua atitude para obter melhores resultados.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário