quarta-feira, 21 de setembro de 2011

UIZ DE FORA - 14/9/2011 - 11:18

Unidade de Santa Luzia é a 10ª Uaps reformada nesta administração e será reaberta para a comunidade nesta quinta-feira

As obras de manutenção da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Santa Luzia foram finalizadas e o atendimento vai retornar ao local de origem (Rua Torreões, s/n) nesta quinta-feira, 15. Foram realizadas manutenção em calhas, reparos no telhado, pintura, polimento de piso e instalação de redes elétrica e hidráulica para proporcionar um ambiente mais confortável e humanizado para funcionários e usuários.

A unidade Santa Luzia é a 10ª Uaps reformada nesta administração. Já foram entregues as melhorias das unidades dos bairros Progresso, Bandeirantes, Filgueiras, Santa Rita, Cruzeiro do Sul, Teixeiras, Santos Dumont, Borboleta e Valadares. Além de reforma, a PJF trabalha na construção de três novas Upas nos bairros Vila Ideal, Santa Cândida e Nossa Senhora Aparecida. Já nos bairros Vale Verde e Nova Era II, a PJF entregou, no ano passado, duas novas unidades.

Os recursos para a reforma da Uaps Santa Luzia foram da ordem de R$ 85.791,60, oriundos do Programa Saúde em Casa, do Governo estadual. Durante a reforma da Uaps, o atendimento estava sendo prestado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia (Avenida Ibitiguaia, 1.230). “Assim como nas outras unidades que passaram por reforma, as obras visam gerar conforto e bem-estar tanto para os pacientes como para os funcionários. Com melhor estrutura, podemos acolher com mais qualidade a comunidade”, destaca a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Adriana Barcelos.

A unidade é referência para cerca de 14.100 moradores. O grupo de trabalho da unidade é formado por quatro equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF), com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, seis agentes Comunitários de Saúde (ACS), uma assistente social e dois dentistas. A Uaps de Santa Luzia conta com quatro consultórios para atendimentos médicos, consultório odontológico, dois consultórios ginecológicos, farmácia, salas de curativos, vacinas, reuniões, assistência social, marcação de consultas e depósito, além de dois banheiros, sala de recepção e área externa.

Reformas e construção de novas Uaps em andamento

Atualmente, estão sendo reformadas as Uaps dos bairros Industrial, Milho Branco e Vila Esperança. Na unidade do Bairro Vila Ideal serão cerca de mil m² de área construída, divididos entre 31 salas e consultórios para atendimentos médicos, odontológicos e ginecológicos, além de salas de nebulização, curativos e coleta, sorologia e cuidados básicos, sanitários adaptados e estacionamento.

O mesmo ocorre nos bairros Santa Cândida e Nossa Senhora Aparecida. No primeiro, a unidade terá 550 m² de área construída, com quatro consultórios e salas de exames de primeiros socorros. Já no Nossa Senhora Aparecida, o prédio terá dois pavimentos construídos em uma área de 700 m². Serão 12 consultórios, além de salas de atendimentos de urgência e emergência, vacinas e exames.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário