quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JUIZ DE FORA - 19/9/2011 - 17:43

Prefeito reúne-se com equipe da Uaps de São Judas para discutir proposta de trabalho em conjunto

Na tarde desta segunda-feira, 19, foi a vez de a equipe de profissionais da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Bairro São Judas receber a visita do prefeito Custódio Mattos para um diálogo sobre práticas diárias, melhorias no ambiente de trabalho, otimização do atendimento com qualidade para o usuário, entre outras ações. Para iniciar a conversa, o prefeito lembrou a importância da reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), onde 80% dos atendimentos estão concentrados, e reforçou que um dos benefícios em saúde para a região será a construção da UPA Norte. Participaram do encontro, também, a secretária Adjunta de Saúde, Marilene Fabri, e a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Adriana Barcelos.

“O Programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) foi implantado em Juiz de Fora na minha primeira administração e após 16 anos verificamos a presença dos mesmos problemas. Já foram resolvidas as questões de recursos humanos com a contratação de 20 médicos para a Estratégia em Saúde da Família (ESF), com reserva de profissional, eliminamos a falta de medicamentos nas unidades e reestruturamos a rede física, por meio de reformas e construções de unidades. Além disso, a urgência e emergência está organizada e os caminhos traçados. Sendo assim, neste momento, estamos empenhados em resolver outras questões”, destacou Custódio.

Entre as prioridades atuais, além das reestruturações físicas, foram destacados a contratação de um escritório de arquitetura para adequar todas as Uaps às Normas da Vigilância Sanitária, investimentos na reorganização administrativa, através da implantação de ferramenta de modernização e controle administrativo, o Siga Saúde. “A proposta é realizar um atendimento bom e sistemático na APS, principalmente com a utilização do Siga Saúde, para que o usuário se sinta muito bem tratado, como num plano de saúde muito bom. Afinal, o SUS é um dos melhores programas de saúde do mundo. O primeiro passo para a implantação do sistema nas Uaps será o agendamento eletrônico e, ao longo do processo, o usuário poderá contar com o registro de seu histórico de saúde num cartão SUS que será disponibilizado posteriormente.

Durante o encontro, entre as colocações da equipe formada por médicos, enfermeiros e agentes Comunitários de Saúde da unidade, estiveram presente questões relativas a segurança, possibilidades de ampliação da unidade e rotina de trabalho, além da implantação do Siga Saúde e a boa relação entre os profissionais da unidade. Esse aspecto foi destacado pela equipe como diferencial para os bons resultados alcançados durante os serviços e atendimentos realizados. “Aqui somos um exército e toda a equipe é muito parceira”, ressaltou a enfermeira da unidade, Suely de Castro Lopes.

Para finalizar, a conversa ultrapassou as fronteiras da saúde e passou, principalmente, à assistência social, uma vez que Custódio Mattos reforçou, principalmente junto aos agentes Comunitários de Saúde, a importância de atuarem para além da saúde. “Durante as visitas os agentes não podem deixar de registrar e reportar aos Cras do município as constatações sociais que requerem assistência.”

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Nenhum comentário:

Postar um comentário