Prefeito reúne-se com equipe da Uaps de São Judas para discutir proposta de trabalho em conjunto

“O Programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) foi implantado em Juiz de Fora na minha primeira administração e após 16 anos verificamos a presença dos mesmos problemas. Já foram resolvidas as questões de recursos humanos com a contratação de 20 médicos para a Estratégia em Saúde da Família (ESF), com reserva de profissional, eliminamos a falta de medicamentos nas unidades e reestruturamos a rede física, por meio de reformas e construções de unidades. Além disso, a urgência e emergência está organizada e os caminhos traçados. Sendo assim, neste momento, estamos empenhados em resolver outras questões”, destacou Custódio.
Entre as prioridades atuais, além das reestruturações físicas, foram destacados a contratação de um escritório de arquitetura para adequar todas as Uaps às Normas da Vigilância Sanitária, investimentos na reorganização administrativa, através da implantação de ferramenta de modernização e controle administrativo, o Siga Saúde. “A proposta é realizar um atendimento bom e sistemático na APS, principalmente com a utilização do Siga Saúde, para que o usuário se sinta muito bem tratado, como num plano de saúde muito bom. Afinal, o SUS é um dos melhores programas de saúde do mundo. O primeiro passo para a implantação do sistema nas Uaps será o agendamento eletrônico e, ao longo do processo, o usuário poderá contar com o registro de seu histórico de saúde num cartão SUS que será disponibilizado posteriormente.
Durante o encontro, entre as colocações da equipe formada por médicos, enfermeiros e agentes Comunitários de Saúde da unidade, estiveram presente questões relativas a segurança, possibilidades de ampliação da unidade e rotina de trabalho, além da implantação do Siga Saúde e a boa relação entre os profissionais da unidade. Esse aspecto foi destacado pela equipe como diferencial para os bons resultados alcançados durante os serviços e atendimentos realizados. “Aqui somos um exército e toda a equipe é muito parceira”, ressaltou a enfermeira da unidade, Suely de Castro Lopes.
Para finalizar, a conversa ultrapassou as fronteiras da saúde e passou, principalmente, à assistência social, uma vez que Custódio Mattos reforçou, principalmente junto aos agentes Comunitários de Saúde, a importância de atuarem para além da saúde. “Durante as visitas os agentes não podem deixar de registrar e reportar aos Cras do município as constatações sociais que requerem assistência.”
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
Nenhum comentário:
Postar um comentário