sexta-feira, 7 de outubro de 2011

  • 05/10/2011 11:29
  • Outubro Rosa marca a prevenção do câncer de mama em Minas

    Créditos: Publicidade SES

    Outubro Rosa marca a prevenção do câncer de mama em Minas

    Nesta quarta-feira, dia 05.10, às 17h30, no Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa s/nº), o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciará um conjunto de ações de controle do câncer de mama em Minas Gerais. Essas ações, implantadas de forma gradativa, até 2014, vão impactar na redução da mortalidade em mulheres de 45 a 69 anos. Trata-se de um amplo conjunto de iniciativas de estímulo a mamografias por rastreamento. Esses exames são realizados em mulheres acima de 45 anos, sem sintomas aparentes, que fazem a mamografia por prevenção.

    O projeto é um recorte do Programa Viva Vida, que trabalha a saúde integral das mulheres de Minas e a redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais.

    Na solenidade também será assinado um termo de cooperação entre o Governo de Minas e a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Minas Gerais (SBM-MG), que prevê a criação de um protocolo técnico visando o reastreamento, diagnóstico e tratamento das mulheres com Câncer de Mama em Minas.

    Um Mamógrafo Móvel, caminhão que circulará por 11 cidades de Minas Gerais (ver roteiro abaixo) durante o mês de outubro, realizando mamografias, estará estacionado na Praça da Estação.

    Fontes:
    • Secretário de Estado de Saúde: Antônio Jorge de Souza Marques
    • Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde: Maurício Botelho
    • Dr. Sérgio Bicalho – médico e coordenador Estadual do Programa de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero da SES
    • Presidente da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Mastologia: João Henrique Pena Reis
    • Madrinha do Outubro Rosa: Ângela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

    Informações sobre o Câncer de Mama

    • É o câncer que mais mata no Brasil. No Brasil, a cada hora, são feitos 6 novos diagnósticos; sendo que ¼ das mulheres têm menos que 50 anos. No mundo, a cada 24 segundos uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama. A cada 68 segundos, uma delas morre.
    • 65% das mulheres não reconhecem a mamografia como o melhor método para diagnosticar precocemente o câncer de mama.
    • Quase 90% das mulheres ainda acredita que o auto-exame é o melhor método de detecção precoce do Câncer de Mama.
    • Apenas 4% das mulheres sabem que existem diferentes tipos de Câncer de Mama e que existem tratamentos específicos para cada um deles.
    • câncer de mamar é o segundo tipo mais freqüente no mundo é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
    • No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
    • Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
    • Estimativa de novos casos: 49.240 (2010 e 2011).

    Números do câncer de Mama em Minas Gerais

    04.10_grafico

    Fonte: Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer e seus Fatores de Risco – MG.
    Nota: As taxas brutas de mortalidade passaram de 4,80 óbitos (1979) para 10,6 óbitos (2009), por 100.000 mulheres de Minas Gerais. O cálculo da variação percentual relativa do período mostrou o crescimento de 120% desse tipo de mortalidade.

    Movimento Outubro Rosa

    Movimento mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama; foi trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. Usa o laço rosa como símbolo desta luta. Hoje, já um movimento trabalhado por inúmeras associações de pacientes e empresa parceiras da causa.

    Dia Rosa

    A Campanha Dia Rosa conta com várias madrinhas no Brasil. Em Minas, em 2011, a madrinha é a ex-secretária de Estado de Cultura, Ângela Gutierrez. A Campanha Dia Rosa trabalha a divulgação da importância da mamografia e dos diferentes tipos de câncer de mama através de materiais como o gibi Super Juana, vinhetas eletrônicas, Documentário Outubro Rosa e spot de rádio.

    Exposição “De peito aberto”

    A mostra “De peito aberto”, de autoria da jornalista Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, reúne imagens e histórias de mulheres, de vários locais do país, que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama. Sob o olhar da lente de Hugo Lenzi, na mostra fotográfica, o visitante caminha por mais de 50 painéis que revelam a história de 46 mulheres de todo o Brasil, de diversas origens, etnias e classes sociais.

    Lenzi procurou captar as emoções vividas por essas “guerreiras” em cada uma das etapas do câncer: a descoberta – o choque diante do diagnóstico; o processo – o medo da perda dos símbolos femininos (cabelo, mama, libido e fertilidade); o apoio – a importância do calor humano durante o processo; e a superação – o sentimento de vitória após enfrentar a experiência da doença.
    A exposição “De Peito Aberto” foi exposta na sede das Nações Unidas, durante o Encontro de sobre Doenças Não Transmissíveis, que reuniu os presidentes e governantes de todos os países membros da ONU, e na Abertura da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

    Autor: Jornalismo SES

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