Novo site da revista Radis está no ar
ENSP, publicada em 03/10/2011
Já está no ar o novo site da revista Radis. Após uma década na internet, o site do programa Reunião, Análise e Difusão de Informação sobre Saúde (Radis) mudou e traz, agora, nova organização, novas áreas e mais conteúdos para ampliar o debate na área de comunicação e saúde. A edição impressa da revista fica disponível em pdf para navegação. Entre outras novidades, o site permite agora que os leitores enviem sugestões de pautas pela internet e dá acesso ao perfil da revista no facebook. Em breve, o site também contará com uma área de interatividade para que os leitores comentem os conteúdos diretamente no site.
O site, que foi todo desenvolvido pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP, agora tem suas áreas - algumas trazidas do site anterior e outras criadas especialmente para a nova versão do Radis na web - destacadas por cores, facilitando assim a navegação do leitor. Além disso, foram criadas as áreas Multimídia e Estudos em Comunicação e Saúde. Como o site acaba de ser lançado, os leitores podem encaminhar comentários, sugestões e reclamações para informe@ensp.fiocruz.br.
A Multimídia é composta de galerias navegáveis de áudios, vídeos, fotos, cartuns e reproduções de texto e documentos, formando uma banco de informações oferecido aos usuários. Já a área Estudos em Comunicação e Saúde oferece acesso à produção acadêmica voltada para a Comunicação e Saúde - artigos, dissertações, teses, íntegras de palestras, apresentações, aulas, ementas de disciplinas, entre outros conteúdos.
Revista Radis, edição de outubro, já está disponível para download
As propostas brasileiras no movimento internacional para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde é o tema da matéria de capa da revista Radis do mês de outubro, edição 110. A publicação dedica-se ao chamado do governo brasileiro para que, juntos, todos os países participantes da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde - que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de outubro - unam forças e superem interesses financeiros, regionais ou exclusivamente nacionais em prol da proteção da vida de todos os povos do mundo.
De acordo com o texto, 'muito se avançou na última década de retomada desses pressupostos pela Organização Mundial da Saúde, especialmente em função das articulações entre países mais pobres, do Hemisfério Sul ou em desenvolvimento, nos diagnósticos e estratégias para uma ação responsável e global contra as iniquidades e que assegure a proteção do direito à saúde dos cidadãos e das coletividades, o que implica a garantia de outros direitos correlatos como a seguridade social e a plena participação democrática'.
Excepcionalmente, uma edição da Radis, também com versões em inglês, espanhol e francês da matéria de capa, com 2 mil exemplares, será distribuída aos participantes da Conferência Mundial de DSS. Outra, em português, chegará aos 73 mil assinantes em todas a cidades do país e também na internet.
A edição, além da apresentação do novo site da Radis, traz ainda discussões sobre Reforma Sanitária promovidas pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e uma Carta às esquerdas, do sociólogo Boaventura de Sousa Santos.
Confira estes e outros destaques da edição de junho de 2011 da Radis aqui.
Conheça a Revista Radis
Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública ligado à ENSP/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante vinte anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 1986 a 93, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, renomeado em 94 Jornal do Radis.
Em 2002, o programa lançou a revista Radis em substituição a todas as publicações anteriores. É uma revista mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, destinada não só a incorporar as qualidades e funções das publicações anteriores, como também a proporcionar um salto qualitativo na prática jornalística na área da Saúde.
A revista é enviada para todo o país. Atualmente, possui uma base de cerca de 60 mil assinantes. O cadastro abrange todas as Secretarias de Saúde do Brasil, municipais e estaduais, diversas organizações governamentais e não governamentais ligadas à Saúde, associações sindicais e de moradores, escolas e profissionais de todos os níveis das áreas da Saúde e afins. A cessão da assinatura é gratuita, fundada no princípio constitucional de que "Saúde é direito de todos e dever do Estado". O Radis entende que tal princípio inclui como dever do Estado e direito de todo brasileiro o acesso a informações claras, precisas e qualificadas sobre saúde.
A assinatura da revista em papel é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário