segunda-feira, 14 de novembro de 2011

INFORMATIZAÇÃO na saúde pública EM TATUÍ/SP- agilidade

Posted: 13 Nov 2011 03:02 PM PST

Antônio Miramontes, médico, diz que, agora, há uma grande facilidade em se guardar informações do próprio paciente. Outro benefício apontado pelo médico é a integração das unidades de saúde do município, onde há uma maior agilidade no atendimento de maior emergência.
Além de mais rápido, o atendimento aos pacientes ficou mais seguro e organizado. Com a integração dos 15 postos de saúde da cidade, o profissional da saúde tem, a um clique de distância, o histórico clínico completo do paciente.


Mário Antônio Costa Jr. é diretor da Global Data e nos explicou que há 3 formas de integração: "Esse sistema online vai fazer a integração, que pode ser realizada por meio da intranet da prefeitura, sinais de rádio ou da própria internet, por meio de uma operadora qualquer que ofereça serviço ao município".


E, agora, não há mais pilhas e pilhas de papel. Luiz Gonzaga Camargo, prefeito do município, explica: "O recepcionista abria outro prontuário quando não o achava ou não procurava direito. Então, a unidade que atendia 3 mil pessoas no mês, tinha 30 mil prontuários".
Porém, o problema estava no fato de não ser uma cidade enorme e que possua uma infraestrutura, sistema ou data center por trás. "Foi um solução implantada por um software, com modelos de Cloud Computing, pois todo o servidor e os dados estão na nuvem", explica José Luiz Bruzadin, desenvolvedor do mercado de saúde da Intel.


Hoje, já são 500 mil pessoas cadastradas no Data Health. Cada perfil de paciente segue toda a tabela de dados necessários, que é definida pelo Ministério da Saúde. Este é outro fator que facilita a questão da Saúde que, desde então, tem uma linguagem única e padronizada. Resumindo: hoje, a prefeitura de Tatuí tem um verdadeiro raio-x da saúde pública no município.
Luiz Gonzaga diz que com o sistema é possível "mensurar de forma real o quanto a saúde está, efetivamente, sendo aplicada. Hoje, temos todos os dados a respeito do atendimento que é oferecido à população".


Com base nessas informações, a prefeitura é capaz de identificar, com precisão, onde estão os gargalos nos atendimentos à população e, assim, aplicar esforços onde é realmente necessário. Um dos maiores desafios da implantação do Data Health em Tatuí foi convencer os médicos a usarem o computador nos atendimentos, o que muda um pouco a tradicional dinâmica das consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário