sexta-feira, 9 de março de 2012

Auto estima

Melasma: manchas superficiais que afetam a autoestima das mulheres

9/3/2012



DERMATOLOGIA: Melasma: manchas superficiais que afetam a autoestima das mulheres
Stock photos

Manchas no rosto afetam a autoestima das mulheres. Tratamento com cremes e ácidos melhoram significativamente a aparência




Bastante incômodas e nada desejáveis, as manchas que surgem na pele são um pesadelo para qualquer pessoa. Principalmente se elas aparecem no rosto, o que é o caso do melasma, aquelas manchas escuras que surgem na testa, nas bochechas ou no buço sem uma causa aparente.


O maior problema para quem sofre com o melasma é a questão estética, que afeta diretamente a autoestima da mulher. O problema não causa mal algum ao organismo, mas como as manchas são difíceis de esconder, até mesmo com o uso de maquiagem, elas causam uma sensação de constrangimento e de mal-estar para as mulheres que sofrem com o problema.


A dermatologista Adriana Caldas explica que o melasma pode surgir por vários motivos como por desequilíbrio hormonal causado pelo uso de anticoncepcionais ou durante a gravidez, por fatores genéticos ou mesmo pela exposição excessiva ao sol. “O melasma é um problema que afeta mais as mulheres e surge pelo acumulo de melanina na pele”, esclarece Adriana. Com exames específicos, é possível analisar se o grau de acúmulo de melanina é superficial ou profundo, o que é fundamental para definir qual o melhor tratamento para cada caso.


Quando aparecem os primeiros sinais de melasma no rosto, é preciso começar o tratamento o mais rápido possível. Adriana explica que os procedimentos para amenizar as manchas são mais eficazes quando a paciente segue com disciplina as orientações e o tratamento.


O tratamento consiste em clarear as manchas gradativamente com cremes, aplicações de peeling no consultório e o uso de ácidos, que deve ser feito em casa pela paciente e, de preferência, à noite antes de dormir. “Além dos procedimentos padrões realizados em consultório, é indispensável o uso continuo de filtro solar, todos os dias, seja no verão ou no inverno”, orienta a dermatologista.


Durante o verão, quando a exposição ao sol é maior, é comum que as manchas voltem a aparecer ou fiquem mais fortes. Isso por causa dos efeitos dos raios ultravioletas, que pioram o estado das manchas e pode retardar o tratamento.


Adriana explica ainda que o tratamento reduz significativamente as manchas no rosto, melhorando o aspecto estético, mas deve ser feita a manutenção por toda a vida da paciente.


Dicas para quem sofre com o problema

-faça do uso do filtro solar um hábito diário;
-procure um dermatologista para determinar o grau de intensidade do melasma para definir o melhor tratamento;
-siga corretamente as orientações de uso de cremes e ácidos durante o tratamento;
-evite da forma que for possível a exposição ao sol;

Nenhum comentário:

Postar um comentário