Timóteo recebe Força Tarefa no combate à dengue
A Força Tarefa de combate à dengue do Estado, está desde a última terça-feira, dia 28/2, no município de Timóteo, no Vale do Aço, em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolvendo ações contra o mosquito. A equipe formada por 52 agentes de endemias fica na cidade até o próximo dia 13, atuando em conjunto com a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde Municipal composta de 37 agentes, em visitas programadas em 18 bairros. A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que tem diretriz a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
A equipe de agentes da Força Tarefa, que reúne técnicos de diversas regiões do Estado, está capacitada e habilitada para executar atividades de controle vetorial através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão. Serão utilizados o Dengue Móvel, caminhão que percorrerá nos dias 02, 03, 04/03 locais já predeterminados em Timóteo para troca de materiais inservíveis (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar e o Dengômetro, estande utilizado como espaço de convivência, onde a população terá acesso a materiais de divulgação (panfletos, exibição de vídeos, adesivos). Todo o material recolhido pelo Dengue Móvel será encaminhado para o Ecoponto disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, na Rua 61, no Bairro Alegre de Timóteo.
Para o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali, o “objetivo da SES com estas ações é, em parceria com os municípios mineiros, combater a dengue através de três frentes de trabalho: Vigilância, Assistência e Mobilização/Comunicação Social, convocando a população a ser parceira essa luta contra a doença. Além disso, é importante citar as capacitações de profissionais médicos e enfermeiros que estão sendo realizadas nos municípios da nossa região, reforçando a assistência”, comentou o superintendente.
O prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes Pires, destacou a importância do apoio do Estado ao município. ”A iniciativa do governo do Estado de intensificar a parceria com os municípios no combate ao mosquito é uma ação bastante positiva. O programa estadual de controle da dengue, com foco para o interior, amplia a mobilização da comunidade. A conscientização é o principal instrumento para gerar a mudança de comportamento e a eliminação do mosquito, uma vez que os principais focos são encontrados nas residências”, afirmou.
Segundo ele, em Timóteo a atuação do Estado soma-se às ações da Prefeitura de combate à dengue, com destaque para o Projeto Cidade Limpa, que promove mutirões de limpeza, e o Cidade Limpa nas Escolas, que estimula atividades de conscientização nas unidades educacionais. “Os esforços para a eliminação da doença vão dar resultados a partir da efetiva participação da população”, finalizou.
Além do combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, A Força Tarefa do Estado também promove ações de mobilização social. As articuladoras sociais da SES-MG, Júnia Ferreira e Cristiane Caldeira, promoveram no dia 29/02 reuniões com técnicos da Prefeitura Municipal e também um encontro intersetorial com lideranças de Timóteo para discussão e estabelecimento de parcerias e estratégias de combate a dengue que envolva toda a comunidade do município.
Dengue em Timóteo
O município de Timóteo está incluído na lista das 30 cidades mineiras que apresentaram o último LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti) com índice parcial elevado de infestação (5,2%) e por consequência com alto risco de epidemia. Segundo dados do SINAN, fornecidos pelo Núcleo de Epidemiologia da SRS-Coronel Fabriciano, a cidade teve em 2011, 1.089 casos notificados da doença e neste ano até o dia 01/3, já foram contabilizados 119 casos notificados.
Programação
Dia 01-03 (quinta-feira) – 09h - Visita à Feira de Timirim e visita institucional à Associação Comercial e Industrial de Timóteo (ACIATI); às 14:30, reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação;
Dia 02-03 (sexta-feira) – 08h às 11h30 – Dengue Móvel no Bairro Cachoeira do Vale; 13h30 às 16h30- Dengue Móvel em Frente a Escola José Maria Bowem.
Dia 03-03 (sábado) – 08h às 11h30 – Dengue Móvel na Praça 29 de abril; 13h30 às 16h - Dengue Móvel Bairro Macuco (em frente ao PSF);
Dia 04-03 (domingo) – 09 às 12 horas - Evento Minha Cidade sem Dengue na Feira Livre de Timirim, com a participação do Dengômetro e do Dengue Móvel.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Frederico Bussinger
Nenhum comentário:
Postar um comentário