sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais uma atribuição para os ACS????????

Remédios podem ser entregues na casa dos idosos

O envelhecimento da população e suas consequências, como dificuldade de locomoção, levaram o vereador Flávio Cheker (PT) a apresentar projeto de lei propondo a entrega domiciliar de medicamentos distribuídos gratuitamente a idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) de Juiz de Fora.
A iniciativa será aplicada em relação a medicamentos de uso contínuo. Além dos remédios, os idosos receberão os materiais necessários à sua aplicação. A entrega ficará a cargo dos agentes comunitários de saúde, sem ônus para o município. O cadastramento dos interessados será de responsabilidade da Secretaria de Saúde. “O aumento da população idosa deve ser motivo de preocupação para todos que se responsabilizam por elaborar e executar políticas públicas”, disse.
A lógica do SUS, baseada na oferta de serviços de qualidade com maior aproximação dos profissionais da saúde com os usuários, foi um dos principais argumentos usados por Flávio Cheker para justificar a apresentação do projeto. Essa mesma lógica abrange a universalização dos direitos e o respeito às diferenças dos atendidos, consolidados por meio do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) e da Política Nacional do Idoso, definida pela Lei 8842 de 1994.
Levantamentos não faltam para ampliar a preocupação de Cheker. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, o percentual de idosos que não conseguiam ou tinham grande dificuldade em caminhar cem metros passou de 12,2% (2003) para 13,6%. Ainda de acordo com a pesquisa, 32,5% não tinham seu domicílio cadastrado pelo PSF, nem plano de saúde particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário